Notícias
Cooperativa de crédito vai operar como corretora, a primeira do setor no mercado
15/07/2024
De forma inédita no cooperativismo de crédito no Brasil, o sistema Unicred passará a operar também como Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), ou seja, como uma nova plataforma de investimentos. A corretora conta com mais de 300 mil possíveis investidores — os cooperados da instituição, a maior parte profissionais da área da saúde como médicos e dentistas. Assim que for lançada, já terá 7 mil contas abertas e R$ 1,5 bilhão sob custódia.
A Unicred aguarda apenas a liberação do Banco Central, esperada para no máximo 60 dias, para iniciar as operações. Em parte do Rio Grande do Sul e dos estados do Nordeste os serviços da nova corretora serão disponibilizados pela Unicred Integração, que tem forte atuação nestas regiões do País.
Segundo o Head de Desenvolvimento de Negócios DTVM da Unicred, Fernando Schwery, a intenção com a corretora é ampliar as opções de investimentos aos cooperados, atendendo aos diferentes perfis, fazê-lo de forma segura e agregando novas tecnologias. A opção foi por um modelo de corretora light, no formato de uma plataforma aberta, intermediando as operações junto ao BTG Pactual, com a qual a instituição cooperativa já se relaciona. Para o futuro, a expectativa é alcançar outras cooperativas de crédito.
Foco nos "donos", os cooperados
A corretora vai disponibilizar home broker (plataforma digital) para conectar os cooperados ao mercado de ações, e serão ampliadas as alternativas de investimentos, com títulos públicos, debêntures e outros. Ao mesmo tempo, a cooperativa continuará com o foco na oferta de crédito.
“Mais do que uma mudança de patamar em investimentos, a DTVM da Unicred trabalha para o dono, que tem sua cota-capital na cooperativa de crédito. Há um alinhamento de interesses, as recomendações de investimentos estarão alinhadas unicamente ao perfil do cooperado, sem viés comercial”, diz Fernando Schwery. Todo o atendimento continuará sendo feito pelas cooperativas, e a DTVM servirá a esse sistema.
Novo perfil de mercado
Segundo Schwery, a decisão por se tornar uma nova corretora leva em conta a movimentação do mercado brasileiro nas últimas décadas. “Nos anos 2000, o mercado era mais concentrado em bancos de varejo, com distribuição de produtos próprios, e iniciativas de desenvolvimento de outros produtos esbarravam em dificuldades da tecnologia e da legislação”, explica. Com as inovações surgidas em tecnologias, cresceu o acesso à informação e a conteúdos sobre investimentos”, afirma.
Paralelamente, nasceram plataformas e sistemas para distribuição de produtos de investimento, provocando mudanças no comportamento do investidor na busca por novas formas de aplicar seus recursos. Também uma pesquisa feita junto aos cooperados ancorou a decisão da Unicred sobre a corretora.
A Unicred nasceu há 34 anos e está em 350 pontos de atendimento espalhados por diversos estados e no interior do País. A federação Unicred está estruturada por meio de quatro centrais no Brasil.
Assessoria de Imprensa