Cooperativismo tem mais de 43 milhões de potenciais consumidores digitais
                22/08/2023
                 
                As tendências do comércio digital e o  futuro do marketplace foram temas de painel exclusivo da trilha de  Inteligência de Mercado durante a Semana de Competitividade 2023. O diretor de Vendas da empresa de consultoria Yalo, Isac Pessanha, e o gerente de Mercado do Café da Nater Coop,  Jozeilton dos Reis Freire apresentaram, no dia 8 de agosto dados  estatísticos sobre os potenciais do WhatsApp como ferramenta de vendas,  desafios e oportunidades do comércio digital, estratégias que podem ser  adotadas para o sucesso no uso das plataformas de venda e o case de  sucesso na comercialização dos cafés Pronova nas plataformas da Amazon  Brasil.
De acordo com Isaac, 84% da população  brasileira tem acesso a internet atualmente, além de ser proprietária de  mais de 240 milhões de celulares inteligentes. O número de consumidores  digitais superou os 108 milhões em 2022 e é fato que 99% deles conta  com o WhatsApp instalado. “O aplicativo é aberto pelo menos uma vez ao  dia por 86% das pessoas que possuem celulares inteligentes. Os dados  demonstram, por si só, o grande potencial do aplicativo para o comércio  digital”, afirmou.
Desta forma, segundo ele, o cooperativismo  precisa conhecer melhor seus potenciais consumidores para saber quantos  deles já são adeptos do comércio digital e investir em plataformas que  impulsionem novos cooperados a aderirem ao processo também. “Com base  nos dados estatísticos do cooperativismo em 2022, calculamos que o  movimento tem 43,6 milhões de potenciais consumidores. São inúmeras  oportunidades que precisam ser consideradas e que podem ampliar de forma  significativa os resultados”, considerou.
Isaac considerou que o comércio digital  tem a capacidade de promover uma maior colaboração e impulsionar o  crescimento sustentável das cooperativas. Exemplos citados por ele nesse  sentido foram o compartilhamento de recursos, conhecimento e  experiências; a união de forças em busca de objetivos comuns; a  exploração conjunta de nichos de mercado; a redução de riscos e a troca  de ideias para melhorias contínuas. “É necessário vencer desafios como o  aumento do conhecimento sobre o comércio digital, o alcance da  maturidade nos processos internos e a efetiva capacidade de atendimento  em escala, entre outros, mas eles fazem parte de um caminho sem volta”,  acrescentou.
Para Isaac, os Ramos Transporte e Crédito  são, a princípio, os que mais apresentam potencialidades para a adoção  de estratégias que envolvam o comércio digital. “No Transporte, por  exemplo, é possível reduzir prazo e custos de entrega ao mesmo tempo em  que se gera grande satisfação aos clientes, criando assim um ecossistema  ímpar de prosperidade”, concluiu.
SUCESSO EM VENDAS
A Nater Coop é uma cooperativa capixaba  com 58 anos de existência, 20 mil cooperados e mais de 30 mil clientes.  Os cafés Pronova, de acordo com Jozeiton, figura entre os mais vendidos  da Amazon Brasil e tem sua qualidade atestada pelos próprios  consumidores da plataforma. O tipo blend Arábica, por exemplo, vendeu  mais de 4 mil embalagens de 500gr somente no mês de julho.  “Mas o que  ele tem de tão especial? Em resumo, podemos dizer que a nossa história, o  fato de o grão ser originado 100% da agricultura familiar, a  possibilidade de rastreabilidade de toda a cadeia, a qualidade da torra e  a qualidade sensorial que o café proporciona são alguns dos fatores”,  relatou.
Outros pontos destacados por Jozeilton  para explicar o sucesso nas vendas do Pronova são a matéria prima  selecionada, a constância na qualidade, o cumprimento de prazos e  acordos, o layout das embalagens e o fato de o produto ser entregue  sempre fresco ao cliente. Para ele, além do produto em si, também  contribuem para efetividade do processo a equipe qualificada, a  capacidade produtiva, a logística eficiente e a manutenção do canal de  vendas.
                ConexãoCoop