Notícias
Presidente da ACI, Ariel Guarco assumi como diretor-geral interino
28/03/2023
Em virtude da aposentadoria do Bruno Roelants, a diretoria da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) nomeou Ariel Guarco, presidente para diretor-geral interinamente.
Guarco ficará à frente da entidade até a nomeação de um novo diretor-geral para substituir Bruno Roelants.
Bruno Roelants antes de ingressar na ACI como diretor-geral, ele foi secretário-geral da Cicopa, a Organização Internacional de Cooperativas Industriais e de Serviços, por 16 anos.
“Gostaríamos de agradecer a Bruno Roelants por todos os seus esforços nos últimos cinco anos como diretor geral da ICA e 16 anos como secretário geral da Cicopa, nossa organização setorial para cooperativas de indústria e serviços. Não há dúvida de que ele deu uma contribuição significativa para o aumento do reconhecimento dos pontos fortes do modelo cooperativo em todo o mundo”, disse a ACI em comunicado.
Roelants enviou uma carta aos membros da ACI dizendo que pretende continuar sua jornada com o movimento cooperativo em outras funções. Agradeceu aos colegas, membros do conselho e sucessivos presidentes do Cecop, Cicopa e do ACI, funcionários das organizações regionais e setoriais do ACI, comitês temáticos e grupos de trabalho, Dotcoop e todos os membros do ACI pelo apoio.
“Ter mantido uma trajetória coerente com minha paixão pelo cooperativismo como forma de ajudar a solucionar nossos desafios para um futuro mais humano e sustentável significou uma grande jornada de aprendizado e uma constante fonte de força”, disse. “Sou grato por ter tido a chance de trabalhar para o movimento cooperativo tanto no nível de base no desenvolvimento local, quanto no nível internacional em áreas políticas.
“Continuarei trabalhando em cooperativas em outras funções e espero manter contato com você no futuro.”
A diretoria da ACI nomeou um consultor de recrutamento para auxiliar na revisão dos pedidos de emprego recebidos. A ACI iniciou um processo de recrutamento para substituir Roelants em janeiro, dizendo que queria “um líder inspirador e com visão de futuro que seja apaixonado pela capacidade dos setores cooperativo e mútuo da economia global de criar mudanças positivas para as pessoas na qualidade de suas vidas diárias”.
O ápice disse que quer candidatos com “visão estratégica para ajudar a organização a buscar oportunidades de crescimento de membros e novas fontes de financiamento, mantendo o foco nas tendências econômicas e culturais para garantir sua relevância contínua”.
Outras qualidades procuradas incluem habilidades de facilitação e construção de relacionamento e sensibilidade para as diferenças culturais entre os membros da ACI.
Coop News