Cooperativas capixabas concluem imersão em turismo cooperativo no Paraná
30/01/2026
Cooperativas capixabas concluíram, nesta quinta-feira (29/1), uma imersão técnica no Paraná, como parte da segunda etapa do projeto nacional Turismo Cooperativo. A viagem reuniu representantes do Espírito Santo, Pará e Paraíba. A iniciativa busca fortalecer a atuação das cooperativas no setor turístico e proporcionar aos participantes uma experiência prática sobre modelos de organização, gestão e operação do turismo cooperativo no estado paranaense.
Ao longo da semana, representantes das cooperativas capixabas Nater Coop, Cafesul, Coopram e Cooptures, além do Sistema OCB/ES, integraram um roteiro organizado pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), com visitas técnicas, capacitações e vivências culturais.
A programação teve início na última segunda (26), em Curitiba, onde o grupo visitou o Sistema Ocepar e conheceu a estrutura do cooperativismo paranaense. Em seguida, a comitiva seguiu para a Colônia Witmarsum, onde conheceram a Cooperativa Witmarsum, degustaram produtos locais e saborearam um almoço típico germânico. A tarde foi dedicada a uma capacitação sobre atendimento ao cliente. Já em Prudentópolis, o dia terminou com uma demonstração de pêssankas ucranianas e um jantar temático.
Na terça-feira (27), os participantes vivenciaram o Intercoop, uma experiência cooperativa em meio à natureza na Reserva Particular do Patrimônio Cultural Ninho do Corvo. Essa é uma área preservada e administrada por um cooperado da Cooptur. A atividade integrou aventura, trabalho em equipe e contato direto com a biodiversidade local, reforçando princípios de cooperação e segurança, tema da capacitação ministrada no mesmo dia.
A quarta-feira (28) foi marcada por visitas a duas cidades. Em Carambeí, a comitiva conheceu a Frísia Cooperativa Agroindustrial e o Parque Histórico de Carambeí, considerado um dos maiores museus a céu aberto do país. Após o almoço no KoffeHuis, o grupo seguiu para Castrolanda, onde visitou o Moinho Holandês e participou de uma capacitação sobre condução de grupos. Ao final do dia, a comitiva se deslocou para Ponta Grossa.
Encerrando a imersão, nesta quinta-feira (29) os participantes realizaram a capacitação “Produtos de valor”, voltada ao aprimoramento de experiências turísticas cooperativas. Após o almoço, eles visitaram a sede da Cooptur, em Ponta Grossa, onde se reuniram com diretores e cooperados da cooperativa. A programação terminou com um jantar em Curitiba. O grupo retorna ao Espírito Santo nesta sexta (30).
Sobre o projeto
O projeto Turismo Cooperativo é uma iniciativa idealizada pelo Sistema OCB Nacional em 2024 e busca ampliar a presença das cooperativas no turismo e estimular novos arranjos produtivos regionais.
No Espírito Santo, a primeira cooperativa de turismo do estado – e até o momento a única – é a Cooptures, que será responsável pela operacionalização logística do projeto, dentro das rotas estabelecidas.
A viagem técnica ao Paraná representou uma etapa estratégica desse processo, permitindo que as cooperativas capixabas vivenciassem, na prática, iniciativas que fortalecem modelos sustentáveis e articulados de turismo cooperativo.
Sistema OCB/ES