Newsletter
Notícias

Viagem técnica de imersão da OCB conhece o turismo cooperativo do Paraná

26/01/2026

O Sistema Ocepar recebeu, nesta segunda-feira (26/01), cerca de 30 representantes do cooperativismo do Pará, Paraíba e Espírito Santo, além do Sistema OCB, para o Bechmarking do Turismo Cooperativo do Paraná. Organizado pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) em parceria com o Sescoop/PR, esse é o primeiro evento do Programa de Imersão em 2026.

Ao longo da programação, que termina na quinta-feira (29/01), o grupo irá visitar cooperativas, conhecer produtos e serviços desenvolvidos por cooperados e compreender como o turismo cooperativo se organiza e gera resultados. Depois de visitar a sede do Sistema Ocepar, os participantes têm visitas previstas à colônia Witmarsum, Prudentópolis, Carambeí, colônia Castrolanda e Ponta Grossa.

Na abertura, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, reforçou que as imersões são uma estratégia eficaz para fomentar o cooperativismo. "Com um trabalho bem planejado, é possível desenvolver programas como esse em todo o país”. Ele apresentou números do cooperativismo no Paraná e detalhou a estrutura e funcionamento do Sistema Ocepar.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski, em 2025 a instituição promoveu 92 visitas imersivas para 45 cooperativas, com foco em gestão e sucessão. “Os objetivos são disseminar os princípios e valores do cooperativismo; promover integração entre cooperativas paranaenses; fortalecer a rede de conhecimento cooperativista e criar oportunidades de networking entre cooperados”.

A coordenadora de Cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Goulart Festa, explicou que o foco da programação das imersões sempre é o conhecimento. “Essas visitas têm reflexo na melhoria de processos nas cooperativas”.

Parceria

O vice-presidente da Cooptur, Márcio Miranda, agradeceu a parceria que viabiliza as atividades de imersão. “Graças ao Sistema Ocepar e ao seu olhar especial para esse trabalho, desde 2008 o programa tem dado certo”, disse.

A imersão faz parte do Plano Nacional de Turismo Cooperativo, desenvolvido pelo Sistema OCB para organizar e estruturar o setor, promovendo a integração entre cooperativas de diferentes ramos, cooperados e o ecossistema turístico local. Representaram o Sistema OCB no evento a analista técnica da Gerência de Relações Institucionais, Priscilla Silva Coelho; e o coordenador de Ramos Hugo Andrade. De acordo com ele, o projeto busca não apenas formar novas cooperativas de turismo, mas estimular as demais a diversificar seus negócios e explorar o setor turístico. “Para nós é essencial que as cooperativas e as organizações conheçam essas iniciativas”, defendeu.

Sistema Ocepar

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.