Ronaldo Scucato recebe honraria da Câmara Municipal de Belo Horizonte
16/12/2025
Decano do cooperativismo brasileiro, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, recebeu mais um reconhecimento à sua trajetória em prol do desenvolvimento de Minas Gerais: o Grande Colar do Mérito Legislativo, concedido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). A honraria foi entregue no dia 9 de dezembro, em cerimônia realizada no plenário Amynthas de Barros, na sede do Legislativo Municipal. Na mesma noite, Scucato estava em Brasília para a entrega do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, e foi representado em Belo Horizonte pelo assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela.
O Grande Colar do Mérito Legislativo homenageia pessoas físicas ou jurídicas “por excepcional mérito ou serviços notáveis prestados à cidade”, segundo informações da CMBH. Este ano, 50 medalhas foram entregues a personalidades e instituições indicadas pelos 41 parlamentares e por um conselho da honraria.
Scucato foi indicado pelo vereador Maninho Félix, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo em Belo Horizonte (Frencoop-BH) e aliado institucional do Sistema Ocemg na defesa de interesses do setor. “A homenagem reconhece o trabalho, a liderança e a contribuição do Dr. Ronaldo Scucato para o fortalecimento do cooperativismo mineiro e o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais”, afirmou o parlamentar.
Ao retornar a Belo Horizonte, Scucato agradeceu a honraria legislativa e destacou o caráter coletivo da conquista. “Recebo esta homenagem com profunda gratidão e com a certeza de que ela não é apenas minha, mas de todo o cooperativismo de Minas Gerais. Nosso Estado tem mostrado, ano após ano, a força transformadora das cooperativas na vida das pessoas e no desenvolvimento das comunidades. Esse trabalho coletivo é o que nos inspira a seguir avançando, com união, responsabilidade e compromisso com um futuro mais justo e sustentável para todos”, disse.
Articulação institucional
Em 2025, a parceria entre o Sistema Ocemg e o Legislativo Municipal na capital mineira ganhou força com a reinstalação da Frencoop-BH. Um dos principais frutos dessa articulação foi a criação do Dia Municipal do Cooperativismo, a ser celebrado anualmente em 4 de julho. A iniciativa foi proposta pelo vereador Maninho Félix e oficializada na Lei nº 11.893.
Em Belo Horizonte, 141 cooperativas reúnem 546,4 mil cooperados, geram mais de 9 mil postos de trabalho e movimentam R$ 26,6 bilhões por ano.
Sistema Ocemg