Newsletter
Notícias

Tania Zanella assume a presidência executiva da OCB

16/12/2025

O cooperativismo brasileiro registrou, no dia 9 de dezembro, um marco histórico de representação com a escolha de Tania Zanella como presidente executiva do Sistema OCB. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), após aprovação de uma reforma estatutária que reforça o modelo dual de governança, separando as funções estratégicas do Conselho de Administração das responsabilidades executivas.

Até então superintendente do Sistema OCB, Tania assume a condução operacional da estrutura nacional da Casa do Cooperativismo Brasileiro. Nessa configuração, Márcio Lopes de Freitas passa a presidir o Conselho de Administração, com foco na atuação institucional e política.

“É uma honra assumir esta missão”, declarou Tania Zanella em seu primeiro discurso como presidente executiva. “Sei da responsabilidade, especialmente por ser a primeira mulher nessa posição. Estou pronta para conduzir a gestão com coragem, diálogo e foco em resultados para as cooperativas”.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a mudança representa o compromisso do cooperativismo brasileiro com a inovação para uma governança cada vez mais alinhada aos desafios do mercado. “A escolha de Tania Zanella é um marco que simboliza tudo o que o cooperativismo defende para suas lideranças: capacidade técnica, diversidade e compromisso com resultados”, avalia. “Minas Gerais celebra essa conquista e apoia plenamente a nova fase da OCB”.

 

Trajetória cooperativista

Natural de Ipumirim (SC), Tania Regina Zanella é graduada em Direito pela Univali, com especializações em Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autônomos pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pós-graduação em Direito Processual Civil, Civil e Público. Além da área jurídica, também tem profundo conhecimento sobre o meio rural, herança da família de agricultores do interior de Santa Catarina.

Iniciou sua trajetória no Sistema OCB como analista, em 2008, e foi responsável pela estruturação da Gerência de Relações Institucionais, que profissionalizou a representação do cooperativismo brasileiro junto aos Três Poderes. Além de comandar essa gerência, foi a primeira mulher a se tornar gerente-geral da OCB e superintendente nacional, cargo que ocupava desde 2021.

Reconhecida pela Forbes como uma das “100 Mulheres Mais Poderosas do Agronegócio”, Tania também preside o Instituto Pensar Agropecuária, que reúne 59 entidades do setor e é responsável por defender os interesses da agricultura e prestar assessoria técnica à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional.

Sua atuação em prol das cooperativas brasileiras foi reconhecida em 2024 com a Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima, honraria concedida pelo Sistema Ocemg. A nova presidente executiva do Sistema OCB também é uma das principais vozes cooperativistas pela ampliação da participação e liderança feminina no setor.

 

Agenda estratégica

A reforma estatutária na OCB foi amplamente debatida ao longo do ano antes da AGE, em um processo que envolveu o comitê técnico-jurídico, representantes de todas as regiões e apoio de consultorias especializadas – processo descrito por Márcio Lopes de Freitas como “construção feita a muitas mãos, com respeito às diferentes realidades”.

Os atuais membros da Diretoria da OCB, eleitos conforme o Estatuto Social anterior, permanecerão em seus cargos até o final do mandato, agora como Conselheiros de Administração, garantindo estabilidade e transição segura ao novo modelo de governança dual.

Além da reformulação da governança, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou o plano de trabalho e o orçamento da OCB para 2026, que incluem:

  • Ampliação do Programa de Educação Política;
  • Acompanhamento da implementação da reforma tributária;
  • Diretrizes para o uso ético e eficiente da inteligência artificial;
  • Consolidação do marketplace do cooperativismo;
  • Expansão de ferramentas de Business Intelligence (BI);
  • Ações de fortalecimento da imagem pública do setor.

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.