Cooperativas movimentam calendário de corridas
15/12/2025
O capixaba desenvolveu paixão pela corrida de rua. O número de provas dessa modalidade realizadas em 2025 no Espírito Santo reforça a tendência. Entre janeiro e novembro, mais de 70 corridas foram promovidas no Estado, considerando as registradas na plataforma Ticket Sports.
Empresas e instituições ajudaram a popularizar o esporte, e algumas estrearam na promoção desses eventos esportivos neste ano. Entre elas, as cooperativas capixabas, que transformaram o conceito da cooperação em uma experiência empolgante para atletas profissionais e amadores.
A Federação Unimed Espírito Santo lançou a Corrida Unimed – Circuito Vitória, no último dia 12 de outubro, em Vitória. Mais de 1,1 mil atletas percorreram os sete quilômetros da prova. Além de estimular hábitos saudáveis, a cooperativa exercitou a solidariedade: mais de mil litros de leite foram arrecadados com inscrições solidárias e doados aos projetos sociais Fome de Leitura e Crescer com Viver.
As cooperativas Cacal, Coopcastelo, Sicredi, Unimed Sul Capixaba e Uniodonto ES se uniram para promover uma corrida em celebração ao Dia de Cooperar. A prova, de cinco quilômetros, ocorreu em Castelo, no dia 31 de agosto. Parte do valor arrecadado com as inscrições foi doado para a Associação das Crianças de Castelo (Acric). Além da corrida, o público pôde desfrutar de serviços de saúde, educação e lazer gratuitos.
Há menos de cinco anos no Espírito Santo, o Sicredi já entendeu o amor do capixaba pelas corridas. Por isso, realizou a Maratona Internacional do Espírito Santo Sicredi, em 23 de novembro. A prova contou com três distâncias: 42 quilômetros, com largada em Itapemirim; e 21quilômetros e oito quilômetros, ambas saindo de Anchieta. A chegada foi em Guarapari. As provas reuniram mais de mil atletas, que puderam apreciar a bela paisagem do litoral capixaba.
O Sistema OCB/ES, organização que representa as cooperativas capixabas, realizou a 1ª Corrida da Cooperação, no dia 17 de agosto, reunindo mais de mil pessoas. O percurso da prova foi de sete quilômetros, saindo de Vitória, passando pela Terceira Ponte e terminando em Vila Velha. Foram arrecadados mais de R$ 63 mil com as inscrições, valor doado a três instituições sociais.
Cooperados ganham metade do valor da inscrição
A Cooperáguia criou um benefício que estimula seus cooperados a se manterem em movimento. A cooperativa de crédito reembolsa 50% do valor da inscrição em corridas de rua. Cada cooperado pode se inscrever em até uma corrida por mês, respeitando as 50 cotas mensais. O desconto é limitado a R$ 200,00.
Willian Silva, analista de Suprimentos no Grupo Águia Branca, descobriu o benefício este ano e, desde então, participa de quase uma corrida por mês. Em março de 2025, ele realizou o desejo que tinha de marcar presença na corrida Insanity Mountain -Pico Bandeira, no Caparaó.
“A cooperativa reduz a barreira financeira para participar de eventos esportivos. Em corridas mais caras, 50% podem representar um custo significativo para o participante”, reconhece.
Renato Silva, coordenador de Suporte no Grupo Águia Branca, já utilizou o benefício diversas vezes. A primeira meta pessoal era correr as Dez Milhas Garoto, o que fez em 2022. Com o desconto, ele se planejou e treinou para a prova.
“Superar minha primeira meta foi um momento muito marcante. O incentivo do reembolso tem um impacto significativo nos aspectos pessoal e profissional dos cooperados e ajudou a mudar a minha”, lembra.
Registros fotográficos incentivam vida ativa
A Veneza, uma marca da cooperativa Nater Coop, aposta em fotos gratuitas para incentivar o capixaba a correr. A iniciativa, chamada Veneza Day, ocorre todo último sábado do mês. Fotógrafos profissionais registram quem passa correndo na Praia da Costa, e Itapuã, em Vila Velha, e na Orla de Camburi, em Vitória, das 5h30 às 7h30.
Além de disponibilizar fotos gratuitas, o Veneza Day oferece degustação de produtos e distribui brindes em quiosques promocionais. A marca também realizou ativações em eventos esportivos. As ações começaram em janeiro deste ano e vão continuar em 2026.
“O Veneza Day é uma forma de devolver para os capixabas a energia que recebemos deles todos os dias. A ação abraça o estilo de vida ativo, celebra quem escolhe se movimentar e transforma uma manhã comum em algo especial”, destaca Cíntia Freitas, profissional de Marketing da Unidade Alimentos da Nater Coop.
Mais de 70 mil fotos já foram disponibilizadas para o público. A Nater Coop estima que a ação já impactou mais de 100 mil pessoas, nas ruas e nas redes sociais.
A Tribuna