Sistema Ailos entra para calendário da publicidade com campanha multiplataforma de fim de ano
05/12/2025
O Sistema Ailos faz sua estreia nas campanhas de fim de ano com uma estratégia de comunicação inédita, que aproxima a marca do grande público e destaca o poder transformador dos vínculos. Com presença simultânea em TV aberta regional, GloboNews, redes sociais e plataformas de streaming, a campanha “Todo gesto colore o amanhã” celebra o cooperativismo em sua essência e reforça a presença cada vez mais significativa da instituição nos mercados em que atua.
O filme traz uma narrativa emocional sobre família, afeto e as pequenas escolhas que constroem o futuro, costurada pela trilha sonora “O Amanhã Colorido”, do músico gaúcho Duca Leindecker. No filme, a música ganha força simbólica com a participação da Orquestra Novo Alvorecer, projeto social apoiado pelo Sistema Ailos em Florianópolis, que interpreta a obra em cena, ampliando o caráter sensível e inspirador da narrativa. A combinação entre a trilha original e a performance da orquestra conecta diferentes gerações e reforça o propósito de promover pertencimento e impacto social positivo.
A direção de Zeca Day e a fotografia de Victor Michelato definem a identidade estética da campanha. Com linguagem inspirada no cinema, o filme busca reforçar o posicionamento do Sistema Ailos por meio de emoção e autenticidade. A história convida o público a reconhecer gestos que marcaram sua própria trajetória, das pequenas conquistas aos ciclos da vida, reforçando a ideia de que cada gesto pode colorir o amanhã. “Este filme é um exemplo de como carregar verdade e sensibilidade para dar vida à marca. Contar a história de uma marca pode ser feito de diferentes maneiras, mas talvez a mais potente seja colocar aquilo que eles têm de mais essencial como personagem principal, que é a sua forma de ver o mundo. Ailos é uma marca generosa e companheira, por isso toda a campanha foi criada para transmitir essa verdade”, diz Zeca.
A campanha estreia em um momento de expansão para o Sistema Ailos. Em 2025, a instituição registrou crescimento relevante em sua base de cooperados, alcançando 1,7 milhão de associados e ampliando a atuação para mais de 120 municípios, consolidando sua presença nos estados do Sul e de São Paulo. No desempenho operacional, a cooperativa movimentou mais de R$ 26 bilhões em ativos administrados ao longo do ano e elevou sua carteira de crédito para mais de R$ 18 bilhões, acompanhando a evolução da base de cooperados e fortalecendo o modelo cooperativo.
Expansão e potencial de marca
Em 2025, o Sistema Ailos consolidou sua atuação. A estratégia de comunicação acompanha esse movimento de expansão e mira o engajamento de diferentes públicos, com conteúdo exclusivos para TV, digital, streaming e redes sociais. A expectativa é amplificar a relevância institucional, valorizando as causas e parcerias locais.
O plano de mídia prevê ainda conteúdos derivados, como making of, depoimentos da orquestra e peças temáticas para redes sociais, além de ativações internas e ambientação especial nos postos de atendimento.
“A campanha marca um novo capítulo na comunicação institucional do Sistema Ailos. Queremos mostrar que, além de soluções financeiras, oferecemos conexão, direção e um novo jeito de fazer futuro. Optamos por formatos inovadores e inspiramos o projeto em histórias reais, traduzindo a essência colaborativa do cooperativismo para múltiplas telas e linguagens”, destaca Rodrigo Dellagiustina, gerente de Marketing, Branding e Vendas da Central Ailos.
Assessoria de Imprensa