Sistema Ocemg e Prefeitura de BH firmam acordo para promover ações ambientais
28/11/2025
O Sistema Ocemg tem um compromisso consolidado com a agenda climática. A Casa do Cooperativismo Mineiro foi a primeira entidade de Belo Horizonte a receber o Selo Verde, concedido pela prefeitura da capital, em 2023. Além disso, em 2025, lançou seu segundo Relatório de Sustentabilidade, reforçando a atuação proativa em defesa do meio ambiente.
Durante o Seminário de Responsabilidade Social do Cooperativismo Mineiro, no dia 25 de novembro, esse compromisso ganhou um novo marco: a Prefeitura de Belo Horizonte e o Sistema Ocemg firmaram um acordo de cooperação para desenvolver ações de reflorestamento, educação ambiental, gestão de resíduos sólidos e outras iniciativas de impacto socioambiental.
A parceria surge em um contexto urgente. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Belo Horizonte foi, em 2024, a capital brasileira que mais registrou aumento de temperatura. A crise climática já afeta a vida nas cidades e exige respostas conjuntas, efetivas e locais.
O acordo tem duração inicial de 12 meses e não envolve repasse de recursos públicos. As ações serão executadas com base em um plano de trabalho conjunto, com envolvimento direto das cooperativas da capital e monitoramento de resultados. “Essa cooperação consolida um trabalho institucional que vem sendo construído com diálogo e visão de futuro”, afirmou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, durante a assinatura. “É uma forma de mobilizar o cooperativismo mineiro em ações climáticas concretas, em parceria com o poder público e em benefício da comunidade”.
Urgência climática
Representando o prefeito Álvaro Damião e o secretário municipal de Meio Ambiente, João Paulo Mena, na assinatura do termo, o subsecretário de Gestão Ambiental e Clima, Dimitrius Chaves, enfatizou a importância da mobilização comunitária diante dos efeitos da crise climática. “O dia mais quente do ano em Belo Horizonte foi no inverno. Isso mostra que a mudança do clima já bate à nossa porta”, alertou. “Com essa união, queremos levar educação ambiental para dentro de casa, das cooperativas, das escolas”.
O monitoramento das ações desenvolvidas no âmbito do acordo de cooperação será feito por comissões nomeadas pela Prefeitura, com registro em plataforma eletrônica de transparência, permitindo o acompanhamento dos resultados pela sociedade.
Cooperativismo sustentável
O novo acordo dialoga com outras ações de sustentabilidade do Sistema Ocemg. A entidade tem colocado seu compromisso ambiental em prática por meio de iniciativas, como: neutralização de carbono em seus eventos; renovação da frota de veículos para reduzir o uso de combustíveis fósseis; recuperação de áreas verdes em parques da região metropolitana de Belo Horizonte; gestão de resíduos sólidos; projetos de educação ambiental, entre outras.
“Esta parceria permite que o cooperativismo siga contribuindo ativamente com os desafios ambientais da capital dos mineiros. É uma construção coletiva que une quem faz e quem transforma”, concluiu Scucato.
Conheça os focos de atuação do acordo de cooperação entre a Prefeitura de BH e o Sistema Ocemg:
— Educação ambiental e mobilização das cooperativas locais
— Plantio de mudas, coleta seletiva e engajamento comunitário
— Formação continuada de lideranças e equipes
— Relatórios de impacto e avaliação dos resultados alcançados
Sistema Ocemg