Newsletter
Notícias

Livros sobre o cooperativismo são lançados na Bienal do Livro de Alagoas

07/11/2025

O cooperativismo ganhou destaque na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com o lançamento de duas obras “Coopland – Passaporte para o Sucesso” e “Ô Povo Coop”, dos escritores Marcelo Viana Martins e Wellington Espanha, respectivamente. O evento de lançamentos dos livros contou com o apoio do SESCOOP/AL (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas) e foi realizado no último sábado (01/11), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, local onde é realizado o maior evento literário de Alagoas.

As publicações celebram o Ano Internacional das Cooperativas, trazendo ao público histórias e reflexões sobre a força do trabalho coletivo e os valores que movem o movimento cooperativista. O escritor Wellington Espanha participou, presencialmente, com a palestra “Uma Jornada Cooperativista pelo Brasil” e com o lançamento do livro “Ô Povo Coop”, que reúne relatos inspiradores sobre a importância da união, da solidariedade e do desenvolvimento sustentável nas comunidades cooperativas.

Segundo o autor, “Ô Povo Coop!” é muito mais que uma publicação, é um retrato pulsante do agro brasileiro, feito de gente, histórias e comunidades que movem o país pela força da cooperação. Para ele, lançar o livro na bienal de Alagoas é uma grande oportunidade de apresentar e divulgar o cooperativismo para milhares de pessoas que passam pelo evento. “O livro revela que cooperar vai além de uma escolha, é um propósito que aponta para um futuro mais humano, justo e sustentável. Mais do que um modelo de negócio, é um modo de vida. Falar sobre o assunto é uma forma de disseminar esse tema que é responsável por uma parte expressiva do nosso PIB, criando oportunidades onde antes havia apenas incertezas”, destacou o autor.

Na mesma programação, outro destaque é o Marcelo Vieira Martins que marcou presença, de forma on-line, com o lançamento da obra “Coopland – Passaporte para o Sucesso”, uma narrativa que transporta o leitor a um universo onde a cooperação é o principal caminho para o crescimento individual e coletivo. “O cooperativismo oferece um caminho para equilibrar resultado e humanidade, e é isso que quero despertar no leitor. Vivo o cooperativismo há mais de 30 anos. É um modelo que transforma não só a economia, mas a vida das pessoas. E mesmo com tantos resultados concretos, ainda existe muita desinformação sobre o que realmente é ser cooperativista. Estamos falando de um movimento que envolve 26 milhões de brasileiros e mais de 1 bilhão de pessoas no mundo”, disse o escritor.

Incentivo

O SESCOOP/AL tem se dedicado à difusão da cultura cooperativista e ao incentivo de produções literárias que fortalecem os valores da cooperação. De acordo com o superintendente Adalberon Sá Júnior, o incentivo à participação das cooperativas na Bienal reforça o compromisso da instituição com a educação, cultura e o desenvolvimento humano, utilizando as ferramentas necessárias para a transformação social e o fortalecimento do cooperativismo local.

“O cooperativismo se fazer presente na Bienal com lançamentos sobre o tema fortalece o propósito de disseminar a cultura cooperativista. Modelo de negócio com capilaridade em diversos setores da economia, o cooperativismo tem conquistado maior interesse das universidades e espaço nas livrarias e feiras literárias de todo o país”, afirmou o presidente da MACROCOOP, Ednildo Silva, que esteve presente no evento.

“Nossas soluções são estratégicas e permitem que as cooperativas, seja de qualquer segmento, se destaquem e estejam por dentro do que acontece no mundo e prontas para os desafios mercadológicos. O incentivo a implementações de soluções, à participação em eventos, a capacitações é, sem dúvida, o apoio para o sucesso destes negócios”, finalizou.

Sistema OCB/AL

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.