Newsletter
Notícias

Mais que um torneio: Coopsportes Digital vira espaço de conexão e amizade

04/11/2025

A manhã do dia 1º de novembro começou diferente na Órbi Conecta, em Belo Horizonte. Telões ligados, joystick nas mãos, torcida organizada e um clima de reencontro que misturava emoção, rivalidade saudável e muito senso de pertencimento. Assim foi a grande final do Coopsportes Digital 2025, que reuniu cerca de 300 pessoas presencialmente, entre jovens, colaboradores de 39 cooperativas e representantes do Sistema Ocemg.

“Estamos no quarto ano da edição presencial, e as inscrições só crescem”, celebra a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar. “Na edição deste ano tivemos mais de 950 inscritos de 160 cooperativas.

Na abertura do evento, Andréa fez questão de agradecer aos participantes e reforçar o objetivo do projeto: criar conexões reais por meio de uma experiência leve, divertida e cooperativa. “É uma delícia chegar aqui e ver esse espaço cheio de gente trocando experiências, conhecendo outras cooperativas, fazendo amizades. Esse é o espírito do Coopsportes: integração na prática”.

A gestora também lembrou que muitos dos participantes inscritos no torneio ainda não conhecem o cooperativismo de perto. “Essa é uma oportunidade ímpar de despertar o interesse das novas gerações para o nosso modelo de negócios”, defendeu. “Minas tem mais de 800 cooperativas, de vários ramos. Somos um setor que movimenta a economia e transforma vidas. E o mais importante: o coop é feito por pessoas. Um dos nossos desafios é justamente mostrar esse potencial para quem ainda não nos conhece.”

 

Três vezes campeão

Depois de tantas partidas, reencontros e disputas acirradas, o que não falta no Coopsportes Digital 2025 são boas histórias para contar. E uma delas vem se repetindo com força nos últimos anos.

Leonardo Alves, representante do Sicoob Credinacional, venceu pela terceira vez consecutiva a modalidade League of Legends e segue invicto no torneio. Filho de um dos colaboradores da cooperativa, ele é um dos nomes mais conhecidos do campeonato.

“Eu me preparo bastante, mas o que mais me motiva é o ambiente”, admite. “A gente se diverte, conhece gente nova, e ainda representa a cooperativa com orgulho”.

Pedro Vítor Abdala, filho de um cooperado do Sicoob Centro União, e Lucca Henrique Hanze, gerente do Sicoob Nossacoop, se conheceram jogando Fortnite há cerca de seis meses. Moradores de Belo Horizonte, descobriram o gosto em comum pelos games e a ligação com o cooperativismo. A parceria virtual virou dupla oficial no Coopsportes Digital 2025, e rendeu o título na modalidade.

“Foi tudo muito natural. A gente jogava junto, já tinha afinidade e, quando vimos que ambos tinham vínculo com cooperativas, decidimos entrar como dupla. Deu certo dentro e fora do jogo”, afirmou Pedro Vítor.

Na modalidade truco, os campeões do torneio vieram do Sicoob Credialto: Diego da Silva, analista de Segurança da Informação, e Matheus Souza, assistente de TI, conquistaram o título da modalidade.

 

O que mais foi dito no evento?

Do xadrez à sinuca, do FIFA ao Free Fire. A pluralidade não estava só nos jogos, mas também nos perfis de quem topou entrar na disputa. Confira o que alguns participantes disseram sobre a experiência:

“É uma conquista pessoal, mas também serve de incentivo para o time lá da cooperativa. Mesmo com uma equipe enxuta, a gente faz questão de participar de tudo. Desde o ano passado, venho me preparando, jogo quase todos os dias e gosto muito desse tipo de competição”.

Pedro Mendes

Coordenador de Projetos da Coopsol, vencedor dos jogos de xadrez

 

“Foi nossa primeira vez no Coopsportes, e a ideia era ganhar experiência, mas a gente já vinha treinando todos os dias. Eu que puxei ele pro jogo. Era o único que jogava comigo. Quando vimos que estávamos indo bem, a expectativa cresceu. Passamos em primeiro nas classificatórias e, no fim, deu tudo certo: voltamos pra casa como campeões”.

Ikaro Mendes, 14, e Luiz Felipe de Oliveira, 15
Filhos de cooperados do Sicoob União dos Vales – campeões do Free Fire

 

“Participei em 2023 e quis voltar esse ano porque gosto muito do jogo e da competição. A inscrição gratuita dá acesso a quem nem sempre tem como entrar em campeonatos maiores. É um espaço importante pra gente ganhar experiência e também visibilidade no cenário”.

Daniel da Silva
Filho de cooperado da Coopfam – campeão do Clash Royale

 

“Ano passado vi meus colegas da cooperativa participando e fiquei curioso. Quando abriram as inscrições este ano, entrei na hora. Jogo sinuca online há mais de 10 anos, mas não esperava sair campeão. Foi um desafio enorme e uma alegria também”.

Marcos Ferreira
Auxiliar administrativo da Unimed Caratinga – campeão da Sinuca

 

“Soube do campeonato por um amigo e participei pela primeira vez no ano passado. Esse ano consegui ser campeão, e estou muito feliz. É um evento que a gente respeita demais, porque além da estrutura incrível, tem apoio real”.

Bruno Henrique Araújo
Cooperado do Sicoob Aracoop – campeão em FIFA 25

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.