Mais 44 mulheres concluem Programa de Formação de Lideranças Femininas, do Sistema OCB/ES
16/10/2025
O auditório do Sistema OCB/ES recebeu 44 mulheres que atuam em cooperativas capixabas, na última terça-feira (14/10). As visitantes participaram da formatura da segunda turma do Programa de Formação de Lideranças Femininas, promovido pelo Sistema OCB/ES.
Veja as fotos do evento!
Representantes de 23 cooperativas do Espírito Santo, distribuídas em cinco ramos do coop, fizeram parte da jornada de aprendizagem, que iniciou em maio deste ano. O intuito da capacitação é preparar cooperadas e colaboradoras do coop capixaba para atuarem em cargos de lideranças e fóruns de decisão.
As aulas ocorreram em formato híbrido, mesclando encontros virtuais com momentos presenciais na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória. Os conteúdos foram organizados em cinco módulos, abordando a história e organização do sistema cooperativista, a inteligência emocional e comunicação assertiva, a governança cooperativa e organização do quadro social, o planejamento estratégico e técnicas de influência e negociação para lideranças femininas.
O programa foi conduzido somente por instrutoras. Cada uma delas ficou responsável por um módulo diferente, condizente com suas especializações. Nesta segunda turma do programa, ministraram as aulas as profissionais Zuldene Cipriano, Maritânia Bagnara, Jaqueline Todeschini e Tatiane Braga. De forma complementar, as alunas ainda realizaram cursos disponíveis na plataforma CapacitaCoop.
A primeira turma do Programa de Formação de Lideranças Femininas foi formada em 2024, que formou 30 mulheres. As inscrições da terceira turma serão abertas em abril de 2026, com o início das aulas previsto para junho do mesmo ano.
Importância do programa para o coop capixaba
Em 2024, somente 14,7% dos cargos em Conselhos de Administração das cooperativas capixabas e 21,9% dos cargos em Conselhos Fiscais eram ocupados por mulheres, conforme dados do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2025. Por isso, o Sistema OCB/ES tem criado iniciativas que buscam incentivar e preparar mulheres para assumirem postos de liderança, conforme destaca a analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES Julia Miranda.
“O Programa de Formação de Lideranças Femininas veio para atender a essa demanda crescente de cooperadas e colaboradoras que desejam assumir cargos de liderança, mas ainda não se sentem preparadas para isso ou não enxergam essa possibilidade em suas carreiras. Essa formação abre caminhos e reconhece a importância da representatividade feminina para o fortalecimento das cooperativas capixabas”, avalia.
Sistema OCB/ES