Energia limpa e gestão de resíduos marcam rotina da Unimed Sul Capixaba
17/09/2025
A Unimed Sul Capixaba tem incorporado práticas voltadas à sustentabilidade em suas operações de saúde buscando minimizar seu impacto ambiental. No último Relatório de Gestão e Sustentabilidade, baseado na metodologia GRI, ficaram evidentes os compromissos da cooperativa com responsabilidade ambiental, social e de governança.
Dentre as medidas destacadas, a cooperativa investiu na geração de energia solar. Aproximadamente 40% do consumo energético do Hospital Unimed é atendido por uma usina fotovoltaica instalada na unidade, reduzindo a dependência de fontes não renováveis. As dependências da instituição também contam com outra usina de energia solar instalada do Hospital Materno-Infantil. Além disso, os hospitais realizam captação de água da chuva para reuso em suas instalações, como forma de gestão hídrica consciente.
A Unimed Sul Capixaba também conquistou o selo ESG Unimed Prata, reconhecimento que aponta ações ambientais, iniciativas de governança e impacto social, além de disso a cooperativa está em constante aprimoramento da infraestrutura, modernização hospitalar e capacitação de colaboradores para práticas mais sustentáveis.
Outra frente de atuação se refere à redução de resíduos hospitalares. A cooperativa desenvolve programas de gestão de resíduos, com separação adequada dos materiais contaminados, recicláveis e orgânicos, buscando minimizar o volume de lixo enviado para aterros e melhorar o destino final de resíduos perigosos.
Em ações que extrapolam o ambiente hospitalar, a Unimed Sul Capixaba organiza atividades de voluntariado e mobilização comunitária, como limpezas de rios, por exemplo, do Rio Itapemirim, com participação de colaboradores, com o objetivo de sensibilizar para a preservação ambiental e de promover engajamento local.
Segundo o vice-diretor presidente Bruno Beber, a cooperativa vem integrando práticas ecológicas em vários níveis. Ïnvestimos em produção de energia limpa, uso racional de recursos hídricos, gestão adequada de resíduos, certificações ESG e envolvimento comunitário. Essas ações mostram que é possível conciliar assistência à saúde com responsabilidade ambiental, reduzindo emissões, economizando insumos e sensibilizando clientes, colaboradores e a sociedade”.
Unimed Sul Capixaba