OCESC completa 54 anos e celebra a cultura cooperativista em Santa Catarina
29/08/2025
Nesta quinta-feira, 28, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) celebra 54 anos de história. Desde 1971, a instituição atua como representante do cooperativismo catarinense, orientando e fortalecendo as cooperativas dos sete ramos em todas as regiões do estado.
“Celebrar os 54 anos da OCESC é celebrar a força de um movimento que faz parte da identidade de Santa Catarina. Nossa missão segue sendo a de fortalecer as cooperativas, apoiar sua expansão e garantir que o cooperativismo siga transformando vidas e impulsionando o desenvolvimento do nosso Estado”, afirma.
Atualmente, a OCESC representa 253 cooperativas, que reúnem mais de 4,7 milhões de associados e geram mais de 102,4 mil empregos diretos com carteira assinada. O setor movimenta receitas superiores a R$ 91 bilhões, consolidado com um dos motores do desenvolvimento de Santa Catarina. Além disso, em 2024, o cooperativismo catarinense arrecadou R$ 3,9 bilhões em impostos sobre receita, que retornam para a sociedade em forma de creches, estradas, hospitais, segurança e outros serviços.
Em Santa Catarina, cooperar vai além de um modelo de negócio, faz parte da cultura do povo. Desde os primeiros imigrantes, a filosofia da cooperação ajudou a estruturar comunidades, gerar prosperidade e construir uma economia que valoriza tanto a competitividade quanto a solidariedade. Esse enraizamento cultural faz com que o cooperativismo catarinense seja reconhecido nacionalmente como referência em gestão e responsabilidade social, focado na construção de um futuro melhor para todos.
Ao longo dessas mais de cinco décadas, a OCESC consolidou-se como espaço de união e voz política do setor, trabalhando por segurança jurídica, competitividade e valorização das cooperativas no cenário estadual, nacional e internacional.
Comunicação Interna OCESC