Newsletter
Notícias

Casa do Cooperativismo Capixaba recebe o presidente do Sistema Ocemg

18/08/2025

Na última quarta-feira (13), a Casa do Cooperativismo Capixaba recebeu o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, para um momento de conversa com os colaboradores do Sistema OCB/ES. A liderança falou sobre seus aprendizados e perspectivas para o futuro do cooperativismo.

Durante a visita, Scucato elogiou a atuação do cooperativismo capixaba, principalmente em relação ao cuidado com as pessoas. “Os negócios são muito bem-vindos, porém, você tem que cuidar primeiro daqueles que fazem o negócio. E o cuidado que o Espírito Santo tem com os cooperados, que vêm antes da cooperativa, é muito importante”, afirmou.

O presidente, que se apresentou como decano do cooperativismo brasileiro – ou seja, o cooperativista mais antigo em atividade no Brasil –, destacou três pilares essenciais para o fortalecimento do movimento: a juventude, a comunicação e o Ramo Agropecuário.

Em sua fala, ele menciona que futuro do coop depende da inclusão ativa de jovens e da valorização de mulheres, em especial, por sua resiliência e destreza cognitivas.  O segundo ponto enfatizado, a comunicação, ainda pode ser aprimorada em todo o país, segundo o presidente, melhorando o diálogo com o público. E por fim, o fortalecimento das cooperativas agropecuárias, que podem se tornar ainda mais competitivas em relação a empresas tradicionais do ramo.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, comentou sobre a visita, destacando a relevância institucional e o histórico de parceria da liderança. “Receber o presidente Ronaldo Scucato é uma honra para nós e para todo o cooperativismo capixaba. É uma oportunidade valiosa para aprendermos com quem ajudou a moldar e a fortalecer o nosso modelo de negócio no Brasil”, disse.

As capacitações contínuas foram citadas como cases do Sistema Ocemg, que possui iniciativas para que dirigentes participem de cursos internacionais em instituições de excelência, em países como Inglaterra, França, Suíça e Estados Unidos, com foco em inovação, gestão e governança.

O presidente do Sistema Ocemg encerrou sua participação reforçando que o cooperativismo precisa manter a resiliência diante de conflitos globais e locais, adotando posturas equilibradas para se adaptar e prosperar em um cenário de constantes transformações.

 

Sistema OCB/ES

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.