Evento da ONU explora o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável
30/07/2025
A Missão Permanente da Índia junto a ONU (Organização das Nações Unidas) em 28 de julho celebrou as conquistas das cooperativas durante evento na sede da ONU.
Com o tema “Cooperativas e Desenvolvimento Sustentável: Mantendo o impulso e explorando novos caminhos”, a sessão explorou caminhos para promover, fortalecer e sustentar o movimento cooperativo.
“Os valores das empresas cooperativas as tornam diretamente relevantes para o desenvolvimento sustentável,” disse o Representante Permanente da Índia junto à ONU, Embaixador Parvathaneni Harish. Ele explicou que muitas cooperativas enfrentam barreiras como capital limitado, baixa visibilidade e fraco apoio institucional.
“Todos nós precisamos trabalhar para obter melhores dados, estruturas legais mais fortes, melhorar o acesso digital e mais treinamento profissional,”, disse ele. “Parcerias Globais podem ajudar a fechar essas lacunas, compartilhar conhecimento, construir cooperativas para vínculos cooperativos e investir em inovação é vital para levar o movimento cooperativo adiante,”, acrescentou.
O ministro da Cooperação da Índia, Shri Amit Shah, também se dirigiu aos delegados por meio de uma mensagem de vídeo.
“Na Índia, a cooperação é um sistema vibrante e orientado pela comunidade que emprega todos os setores, do consumo à construção e do empoderamento rural à inclusão digital por meio de colaboração mútua e participação democrática,” disse.
A Índia abriga mais de 840.000 sociedades cooperativas com mais de 320 milhões de membros.
“O movimento atingiu todos os cantos da Índia, alimentando cada aldeia, cada mulher, cada jovem e cada agricultor,” acrescentou.
O Parlamento indiano aprovou recentemente um projeto de lei que permitirá o estabelecimento de uma universidade cooperativa nacional em Gujarat. O governo também lançou recentemente uma universidade cooperativa e adotou uma política nacional de cooperação.
A reunião também ouviu o presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Dr. Ariel Guarco, que agradeceu à Índia por sediar a Conferência Global da ICA do ano passado e elogiou suas últimas iniciativas para aumentar o movimento cooperativo.
Ele incentivou os participantes a trabalharem “lado a lado” para tirar proveito do Ano Internacional das Cooperativas.
“Devemos fundamentalmente combinar esforços para garantir que os estados apoiem e garantam que as cooperativas sejam reconhecidas explicitamente na declaração política da Segunda Cúpula Social Mundial a ser realizada em Doha em novembro próximo”, acrescentou.
Em seguida, Deepak Agarwal da Federação Nacional de Marketing Cooperativo Agrícola da Índia Ltd. (NAFED), descreveu a longa história cooperativa da Índia.
“Nós [NAFED], no ano passado, adquirimos 4,2 milhões de toneladas de grãos alimentícios diretamente dos agricultores, e transferimos cerca de 7 bilhões de rúpias para sua conta eletronicamente com um clique no botão.”
“Ganhamos US$ 56 milhões em lucro, dos quais 15% de dividendo foram pagos às cerca de 800 sociedades cooperativas de nível estadual estranhas que são membros de nossa organização,”, acrescentou.
O Sr. Erastus Ekitela Lokaale, Embaixador/Representante Permanente do Quênia junto às Nações Unidas, também discursou na reunião, explicando como as cooperativas têm atuado como impulsionadoras do desenvolvimento econômico social no país por mais de 100 anos.
Como a Índia, o Quênia tem um ministério dedicado de cooperativas e MPMEs, bem como uma universidade cooperativa.
“As cooperativas ajudam a criar empregos, estimulam as empresas locais, constroem economias resilientes e retêm riqueza dentro da comunidade,” disse.
Exortou todos os parceiros e Estados-membros a continuarem proclamando o papel das cooperativas no desenvolvimento social, inclusive na próxima Cúpula Social Mundial.
ACI