Solenidade celebrou o 103º Dia Internacional do Cooperativismo em BH
29/07/2025
A força do cooperativismo mineiro foi celebrada em grande estilo, em Belo Horizonte, em um evento realizado pelo Sistema Ocemg em homenagem ao 103º Dia Internacional do Cooperativismo. A solenidade — realizada no Minas Tênis Clube II no dia 24 de julho — reuniu mais de 540 pessoas, entre autoridades, dirigentes e lideranças cooperativistas. A noite foi marcada pela entrega da Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima a Marco Aurélio Almada, presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), e pelo tributo à Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais em João Monlevade (Copremon), que completou 50 anos de atuação.
Representando o Governo de Minas Gerais, o vice-governador do Estado, Mateus Simões, ressaltou a importância estratégica do cooperativismo para o desenvolvimento mineiro. “Sem as cooperativas, teríamos menos riqueza circulando e menos oportunidades para as pessoas”, declarou. Antes de deixar o evento, o vice-governador deu uma entrevista exclusiva para a Casa do Cooperativismo Mineiro sobre o poder transformador do coop.
Já o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou que 2025 é um marco para o setor — com a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecendo pela segunda vez, com um Ano Internacional, a capacidade das cooperativas de construir um mundo melhor. “Esse reconhecimento não é apenas da ONU, mas de toda a sociedade civil, que entende a importância do nosso movimento”, afirmou. “O cooperativismo defende os direitos humanos, coloca a pessoa no centro de suas ações e atua sempre com transparência e responsabilidade”.
O evento também contou com a participação da Secretária de Estado Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa; dos presidentes das Frentes Parlamentares do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG) e de Belo Horizonte (Frencoop-BH), respectivamente deputado Antonio Carlos Arantes e vereador Maninho Félix. Estiveram presentes, ainda, representantes de entidades de classe, como o presidente do Sistema Faemg/Senar, Antônio Pitangui de Salvo, o diretor superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, e o diretor técnico do Sebrae-MG, Douglas Cabido.
Mérito Cooperativista 2025
A maior honraria do cooperativismo mineiro — a Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima — foi entregue neste ano a Marco Aurélio Almada, presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS). A comenda reconhece sua contribuição para o fortalecimento do sistema cooperativo nacional e internacional, especialmente durante sua gestão à frente da Confederação Internacional dos Bancos Populares, sediada em Bruxelas, entre 2021 e 2024.
Almada é técnico em Contabilidade, graduado em Administração de Empresas, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC, pós-graduação em Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral e formações internacionais em custos e avaliação de projetos, realizadas nos Estados Unidos e na Alemanha.
Ao receber a homenagem, ele ressaltou o simbolismo da medalha e a importância de ser lembrado pelo Sistema Ocemg. “Esta medalha tem um significado muito especial, ainda mais por vir de uma organização liderada por Ronaldo Scucato, um dos protagonistas do cooperativismo brasileiro”, disse. “É uma alegria imensa estar entre aqueles que ajudaram a construir um cooperativismo tão extraordinário e reconhecido”.
50 anos de conquistas
A noite também foi marcada por uma homenagem especial aos 50 anos da Copremon. A presidente da organização, Maria Goretti Cota Martins, recebeu das mãos do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, uma placa comemorativa em reconhecimento aos resultados alcançados pela cooperativa ao longo de meio século de atividades.
Em seu discurso, Maria Goretti destacou que a homenagem simboliza a trajetória de superação da cooperativa, que enfrentou desafios, mas manteve sua essência baseada em confiança e transparência. “Nossa cooperativa sobreviveu a momentos difíceis e hoje segue firme, com uma gestão que valoriza as pessoas e acredita no potencial de cada cooperado”, recordou.
Ela lembrou, ainda, das ações sociais realizadas pela cooperativa, como um projeto que há mais de dez anos oferece bolsas de estudo integrais para filhos de cooperados ingressarem na faculdade. “Essa homenagem prova que todo o esforço valeu a pena, pois construímos uma história sólida e humana, que vai além das finanças”, disse. “Nossa cooperativa existe por causa das pessoas e para as pessoas. É por elas que seguimos confiantes no futuro”, concluiu.
O QUE FOI DITO NO EVENTO?
“Hoje é um dia especial, em que celebramos o impacto do cooperativismo na economia e na vida das pessoas. Esse movimento gera emprego, distribui riqueza e contribui diretamente para o desenvolvimento social. Eventos como este fortalecem parcerias e mostram como a cooperação pode transformar cidades inteiras”.
Mila Corrêa da Costa, Secretária de Estado Desenvolvimento Econômico
“O cooperativismo é o grande instrumento de fazer com que os pequenos se tornem grandes. Em momentos de turbulência, ele se apresenta como um porto seguro e referência em Minas Gerais. E isso se deve à liderança e ao trabalho desenvolvido aqui no Estado, que colocam o cooperativismo em posição de protagonismo no Brasil”.
Antonio Carlos Arantes, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais
“Celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo em Belo Horizonte é reconhecer o impacto direto das cooperativas na vida da cidade. Estamos falando de movimentação econônica, geração de emprego, renda e desenvolvimento social que se refletem no dia a dia da população”.
Maninho Félix, vereador e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Belo Horizonte
Sistema Ocemg