Newsletter
Notícias

Tendências tecnológicas e novidades no cooperativismo: os destaques do Impulso do Coop em 2025

30/06/2025

Você provavelmente já sabe que o InovaCoop é uma plataforma para fomentar a inovação, reunindo informações relevantes e cases de cooperativas que fazem a diferença. Mas o que você talvez não saiba é que temos uma newsletter pensada especialmente para alavancar o cooperativismo: o Impulso do Coop!

Todos os meses, os assinantes recebem a newsletter por e-mail e têm acesso a diversos tipos de materiais sobre tendências, inovações e competitividade no cooperativismo. A coletânea sempre inclui um artigo do InovaCoop.

Caso ainda não conheça o Impulso do Coop, este é o momento ideal para ficar por dentro. A edição de julho da newsletter trará os destaques abordados no primeiro semestre de 2025.

Boa leitura!

O que o Impulso do Coop discutiu em 2025

Ao longo deste início de ano, a newsletter se aprofundou em tendências tecnológicas e em como elas são afetadas pela geopolítica, além de passar por questões especialmente relevantes para o cooperativismo, como a sustentabilidade, a comunicação e a entrada no mercado de seguros.

Tendências que moldam o presente e o futuro

Inovação e tecnologia são assuntos indissociáveis, e essa conexão deu o tom do nosso primeiro artigo para o Impulso do Coop deste ano, em fevereiro. A newsletter trouxe tendências que orientam o mercado, com destaque para o crescente uso de inteligência artificial.

Desde sua popularização em 2022, a IA generativa é pauta obrigatória para qualquer organização. As ferramentas que já conhecemos trazem constantes novidades, e novas plataformas como o DeepSeek movimentam o novo mercado. Integrar a tecnologia às estratégias organizacionais e à rotina de trabalho torna-se um passo imprescindível para empresas e cooperativas.

O ramo financeiro, onde o cooperativismo de crédito é protagonista no mercado nacional, transforma-se ainda mais devido à digitalização das transações. Após a popularização do Pix, o próximo passo é a criação do Drex, o Real Digital. O token é protegido por tecnologia blockchain e está em fases avançadas de desenvolvimento.

Essas são apenas algumas das novidades tecnológicas que moldam o futuro do cooperativismo e da economia. Leia o artigo na íntegra para conhecer as nove tendências fundamentais de 2025.

Novo mundo de possibilidades para o cooperativismo

Impulso do Coop de março deu espaço a uma novidade que levará o movimento cooperativista a um novo ramo de mercado. A sanção da Lei Complementar nº 213/2025 abre caminho para a criação das cooperativas de seguros. Elas serão supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), que já montou um grupo de trabalho para desenvolver regulamentação específica.

A entrada do cooperativismo tem potencial para elevar em até 15% o faturamento anual do mercado de seguros, ampliando especialmente a proteção de automóveis. As cooperativas estarão aptas a atuar em todos os segmentos de seguros privados, exceto capitalização aberta e repartição de capitais de cobertura.

Assim como outros setores da economia, a área de seguros também se transforma profundamente em decorrência dos avanços tecnológicos. O contexto clama por investimentos em inovação e, segundo estudo da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), estes chegaram a R$ 20 bilhões em 2024. As prioridades do setor estão em distribuição, backoffice e atendimento ao cliente.

Há margem para as cooperativas entrarem nesse mercado fazendo diferente. Relatórios e análises de grandes consultorias indicam que o caminho está no investimento em IA, na atração de novos talentos, na priorização à agenda ESG e no uso de dados para promover negócios realmente centrados no cliente.

Como a inovação é afetada pelo contexto geopolítico

A geopolítica nos apresenta novidades a cada dia, e decisões governamentais tomadas em uma parte do mundo são capazes de impactar toda a economia global. Os efeitos também são sentidos no comércio internacional e na inovação, foco do artigo do Impulso do Coop em abril.

O cenário geopolítico molda disputas econômicas e tecnológicas entre as principais potências do planeta, que hoje em dia são Estados Unidos e China. Os rivais assumiram posição de vanguarda na inovação e travam corrida pelo domínio da IA. Os norte-americanos buscam alternativas para promover a fabricação de chips em território nacional, já que atualmente a cadeia produtiva depende de Taiwan.

A disputa entre as grandes potências econômicas contemporâneas já rendeu avanços tecnológicos presentes em todo o planeta. O desenvolvimento de tecnologias 5G e de carros elétricos são exemplos de avanços recentes onde China e EUA competiram – e continuam a competir – em busca de domínio do mercado.

O embate se estende até mesmo para as redes sociais, com a ascensão do chinês TikTok, e para as IAs generativas, onde o DeepSeek estimula a gigante OpenAI a aprimorar e reinventar o ChatGPT.

 

Quer entender mais sobre o impacto ambiental e financeiro do coop? Continue a leitura no InovaCoop!

InovaCoop

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.