Observatório do Cooperativismo divulga o 11º Relatório do Índice de Confiança das Cooperativas de Mato Grosso (IC.COOP/MT)
13/05/2025
O Sistema OCB/MT, por meio do Observatório do Cooperativismo, acaba de divulgar a 11ª edição do IC.COOP/MT (Índice de Confiança das Cooperativas de Mato Grosso), referente ao primeiro trimestre de 2025. O relatório aponta uma estabilidade no índice geral, mantendo-o em um patamar médio-alto dentro da zona de otimismo e consolidando-se como o segundo melhor resultado da série histórica.
O IC.COOP/MT é como um termômetro da economia cooperativista em nosso estado. Trimestralmente, ele mede o nível de otimismo e as expectativas das cooperativas em relação ao futuro econômico e do próprio setor. Ao acompanhar esse índice, as cooperativas podem entender o cenário atual, planejar seus próximos passos e identificar oportunidades e desafios. É uma ferramenta para uma gestão estratégica e para o crescimento sustentável do cooperativismo em Mato Grosso.
O levantamento atual aponta que diversos ramos estão impulsionando essa confiança, como o Agropecuário, que se beneficia das boas perspectivas para a segunda safra, além de Transporte, Trabalho, Produção de Bens e Serviços (TPBS), Infraestrutura e Consumo. Segundo Max Gomes, Analista de Mercado do Observatório do Cooperativismo, o momento é propício para os ramos Agropecuário e TPBS aproveitarem a demanda aquecida e os bons preços das commodities
Apesar do cenário positivo na maioria dos segmentos, o IC.COOP/MT acende um importante alerta para o ramo de Crédito. A pesquisa indica que esse setor, juntamente com o de Saúde, exerceu uma pressão negativa sobre o índice geral. A principal razão para essa cautela é o aumento da inadimplência, intensificado pela elevada taxa Selic.
O aumento da inadimplência impacta diretamente a confiança e a saúde financeira das cooperativas de crédito, restringindo sua capacidade de oferecer novos créditos e serviços. Diante desse cenário, o Observatório do Cooperativismo recomenda que as entidades ajam com cautela, revisando custos e buscado cada vez mais eficiência operacional.
Novo Ramo - Apesar da ausência de projeções específicas neste momento, o relatório vislumbra um cenário de crescimento gradual para o cooperativismo mato-grossense, especialmente com a recente criação do Ramo Seguros. A expectativa é que essa novidade amplie a diversificação das receitas, com foco inicial nas cooperativas de crédito e agro que já possuem atuação no setor
Quer saber mais? Clique aqui e acesse o relatório completo do IC.COOP/MT.
https://www.sistemaocbmt.coop.br/solucoes/observatorio-do-cooperativismo/inteligencia-de-mercado/ic-coop
Sistema OCB/MT