Crédito e transporte escolar: conheça duas coops que atuam nesses ramos
08/05/2025
As cooperativas capixabas Cred.Ufes e Coop-Serve foram destaque no programa Mundo Cooperativa, da TV Sim/SBT. A edição que foi ao ar no último dia 27 de abril mostrou como elas atuam e promovem benefícios para os seus cooperados. Confira o resumo a seguir ou assista ao vídeo no final desta página.
Cred.Ufes
O apresentador e jornalista Vinícius Baptista foi até a sede da coop de crédito Cred.Ufes, em Vitória. O espaço fica dentro do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A coop foi constituída em 1981 e começou a operar em uma sala emprestada pela Ufes. Quem trabalhava lá eram servidores cedidos pela instituição de ensino. Em 1992, ela contratou seu primeiro funcionário com carteira assinada e recursos próprios: o então gerente José Marques, que prestou serviços por 15 anos.
“Na época, a reitoria da universidade pediu para desocuparmos o espaço cedido a nós porque éramos uma entidade privada. Assim, demos um primeiro passo importante ao adquirirmos nossa sede própria e montarmos uma equipe de trabalho com todo o aparato tecnológico de que precisávamos”, recorda o agora aposentado e consultor da cooperativa.
Atualmente, a Cred.Ufes possui 1.507 cooperados e atende servidores dos seis campi da Ufes no estado. Recentemente, a coop obteve autorização do Banco Central do Brasil para também atender servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em todo o estado. Além disso, atende servidores da Ebserh, empresa pública do governo federal que administra hospitais universitárias, como o Hucam.
Sangoold Souza, gerente geral da Cred.Ufes, explicou que a coop oferta os mesmos serviços que os bancos de capital fechado, mas com o diferencial da gestão compartilhada. “Aqui o cooperado não é só cliente, mas também dono do negócio. Tudo que ele gera de resultado volta para ele, diferente dos bancos, onde o lucro fica para os fundadores e acionistas”, salientou.
E não são apenas os servidores que podem se tornar cooperados. Parentes de primeiro grau desse público, como pai, mãe, irmãos e filhos, estão aptos para se associarem.
Em 2025, a coop pretende ampliar seus produtos e serviços, modernizando ainda mais seu portfólio. O dinheiro físico, por exemplo, já caiu em desuso na coop. Todas as transações são digitais.
Coop-Serve
Em Domingos Martins, o jornalista Vinícius Baptista conheceu a cooperativa de transporte Coop-Serve, com sede em Campinho, no centro da cidade. Ela foi fundada em 2003 e conta com 102 cooperados e 85 monitoras, contratadas para acompanhar veículos que transportam alunos com menos de dez anos.
O carro chefe da coop é o transporte escolar. Ela atende tanto escolas municipais quanto estaduais do município. Todos os dias, seus cooperados percorrem mais de 10 mil quilômetros em Domingos Martins, quando somados os trajetos feitos por todos eles. A escola mais distante fica 81 quilômetros da sede da coop.
“Lá pelos anos 2000 foi criado o transporte escolar rural, e a prefeitura daqui contratou pessoas físicas para prestar o serviço, mas isso não deu muito certo. Então foi criado um grupo que deu origem à nossa cooperativa”, relembra Claudionor Almeida, presidente da Coop-Serve.
A cooperativa participa de licitações e, quando vence, seus cooperados são acionados para realizar o transporte no local solicitado, de forma remunerada. Ao assumir essa parte administrativa e burocrática, a coop amplia as oportunidades de trabalho em sua região.
Outra vantagem é que a Coop-Serve ajuda seus cooperados com a manutenção de vans, por meio de parcerias com oficinas, negociando parcelamentos e comercializando acessórios como pneus e óleo a preços mais atrativos. Um dos beneficiados é Júlio César Fernandes, cooperado que trabalha há 10 com transporte escolar.
A Coop-Serve também atua no segmento do turismo, transportando pessoas da região para pontos turísticos da capital do Espírito Santo, como o Convento da Penha e praias.
Em 2024, a coop adquiriu um terreno no centro de Domingos Martins, onde irá construir sua sede própria.
Assista a reportagem do Mundo Cooperativo aqui
Sistema OCB/ES