Newsletter
Notícias

Mulheres de São Benedito das Areias serão beneficiadas com projeto "Mãos de Costura"

27/05/2024

O projeto "Mãos de Costura", curso com objetivo de capacitar e beneficiar dezenas de mulheres do Distrito de São Benedito das Areias, em Mococa, cidade da região centro leste paulista, foi lançado oficialmente na quinta-feira (23), às 19h, na agência Sicredi Dexis localizada à praça Coronel Custódio Pinheiro, nº.: 416. A ação promoverá união, empoderamento feminino, arte e empreendedorismo, além de mudar o futuro de mulheres que vivem naquela localidade.

Iniciativa da instituição financeira cooperativa, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e a Prefeitura de Mococa, a proposta já conta com cerca de 40 mulheres inscritas. O lançamento do projeto contou com a presença de autoridades municipais, como prefeito Eduardo Ribeiro Barison e a vereadora Adriana Ruiz, além de Silvio Luchessi, consultor de Negócios do Sebrae-SP — Regional São João da Boa Vista —, associadas e as colaboradoras da agência Sicredi Dexis no Distrito.

O ‘Mãos de Costura’ pretende capacitar interessadas — divididas em duas turmas — podendo atingir até 60 mulheres, todas com idades entre 18 e 60 anos, por meio de curso de corte e costura, com máquinas cedidas pela Sicredi Dexis, com local a ser disponibilizado pela prefeitura e profissional do Sebrae.

“A Sicredi Dexis, por ser uma cooperativa e visar a inclusão de pessoas da sociedade por meio do cooperativismo, procurou o Poder Público e o Sebrae para um projeto com o objetivo de capacitar mulheres no segmento de Costura. O Sebrae está trazendo uma programação de palestras de Gestão e cursos técnicos que vão auxiliar com capacitação. Estamos investindo mais de R$ 40 mil em projeto no Distrito, trazendo não só palestras de empreendedorismo feminino, mas também em cursos sobre controle financeiro, vendas e depois os cursos técnicos em parceria com o Senai”, disse o consultor Silvio Luchessi.

Segundo ele, a primeira atividade será na primeira semana de agosto — em seguida com os cursos de Gestão, na parte de vendas e controles financeiros —, e, a partir do dia 15 de agosto, entra o curso mais denso, que é o de Costura. Luchessi explica que o curso de Qualificação será de 80 horas, com dois meses de capacitação. “Então, desde as tratativas iniciais até a finalização do curso, estamos estipulando de quatro a cinco meses de trabalho do Sebrae junto à Sicredi Dexis e à Prefeitura de Mococa no Distrito”, completou.

O prefeito de Mococa, Eduardo Ribeiro Barison, destacou a iniciativa. “Desde a inauguração da agência Sicredi Dexis em São Benedito das Areias, comecei a conversar com as colaboradoras e elas lançaram a questão sobre ‘o que nós poderíamos fazer para fomentar a economia no Distrito’. E eu sempre pensei isso para Mococa, que poderíamos criar uma ‘facção’ de costura e envolver principalmente as mulheres. Então surgiu essa ideia de se montar uma ‘facção’ no setor de costura direcionado exclusivamente ao setor de pijamas. Nos reunimos várias vezes e chamei o Sebrae para entrar conosco na parte de treinamento, de plano de negócios — apesar que saiu da Sicredi tudo pronto a questão do plano de negócios”, afirmou.

O chefe do Executivo local ainda contou sobre o local alugado pela Prefeitura, que precisará de uma reforma para abrigar os cursos. “A Sicredi já tem uma quantidade de máquinas no Distrito e entendemos que, como já temos as máquinas, o barracão... então, por que não tentar um plano de negócios que seja palpável e criar toda essa condição para que possa fomentar uma cooperativa, que as pessoas possam criar suas próprias lojas? Vamos trazer o empreendedorismo para o Distrito também”, reiterou.

CAPACITAÇÃO

A capacitação tem dois principais objetivos: o curso de Costura e o empoderamento feminino, através do desenvolvimento do amor-próprio e da autoestima dessas mulheres, visando focar no talento de cada uma delas, de maneira única e personalizada.

O foco será a produção de pijamas, com peças artesanais, embalagens personalizadas, entre outras especificidades que diferenciem o trabalho dessas futuras costureiras.

“O público-alvo dessa ação será formado por donas de casa, trabalhadoras rurais e sem graduação, mulheres que buscam por cuidados e um olhar diferenciado, que querem se tornar empreendedoras, capacitadas, empoderadas, que possam mudar suas histórias, suas vidas, obterem a própria renda e transformar a comunidade de São Benedito das Areias”, reforçou Amanda Lemes Ribeiro, gerente-geral da agência Sicredi Dexis no Distrito.

A intenção do projeto é engajar o maior número possível de mulheres do Distrito. “Como a procura é considerada pequena, vamos propor alternativas e explicar que, após o curso, inicia-se a cooperativa ‘Mãos de Costura’ para começarem a obter renda. Posteriormente, buscar subsídios e/ou empréstimos para obterem produtos de maior qualidade. Assim, começar as vendas por intermédio de lojas próximas da região e, paralelamente, por e-commerce”, salientou Amanda.

PROCESSO

Todo o projeto está dividido em etapas, que vão desde o local escolhido para a aplicação do curso — será ministrado em espaço cedido pela prefeitura, matrículas e aberturas de turmas, início das aulas, capacitação, formalização da cooperativa ‘Mãos de Costura’, formação de comitê com membros voluntários do Distrito (para auxílio e fiscalização), término do curso com diplomação e início da produção das peças, estimada para iniciar após seis meses de capacitação.

 

‘VESTINDO MINHA FAMÍLIA’

Anos atrás, São Benedito das Areias contava com a Escola da Moda, espaço ocupado por máquinas de costura cedidas pela então Sicredi União PR/SP (hoje Sicredi Dexis). O local abrigou o ‘Vestindo Minha Família’, importante ação da área de Responsabilidade Social da cooperativa e que ocorreu em 2020, no auge da pandemia da Covid-19. Na ocasião, a proposta da escola — o curso de corte e costura — mudou o foco para a produção de máscaras de tecido para a comunidade local. Dezenas de mulheres voluntárias participaram, algumas se destacaram e, posteriormente, com o retorno das atividades normais, uma delas, a empreendedora Dulce José Gonçalves da Costa Santos, que fez o curso, passou a tirar a própria renda da costura. “Quando surgiu a oportunidade de fazer o curso de corte e costura, que o Sicredi ofereceu, eu abracei a oportunidade de aprender e conhecer as máquinas industriais que eu não conhecia — a overloc, a galoneira, a máquina reta industrial—, que eu nunca havia ‘encostado’ em uma. Então, hoje para mim, é uma fonte de renda. Aliás, é a minha principal fonte de renda, dos consertos de roupa que faço, das roupas sob medida, faço muitas roupas de festa, que o pessoal pede bastante, vestidos de madrinha de casamento... e foi muito bom para mim. Muita gente às vezes procura vestidos para alugar, e acaba não achando, e vem até a mim, traz o modelo para eu fazer e, com isso, ajudo bastante a comunidade, aqui, de São Benedito das Areias, e a outras localidades — Milagres, Mococa —; tenho até alguns fregueses de São Paulo [Capital] que vêm na casa de parentes, aqui, e encomendam comigo. Então, para mim, foi uma oportunidade muito boa de aproveitar. E abracei a oportunidade e só cresci com isso”, comemorou Dulce.

Amanda, gerente local da agência Sicredi Dexis, reiterou o esforço e empenho de dona Dulce: “Ela não tinha experiência nenhuma e adquiriu após o curso. Hoje, dona Dulce tem um ateliê de costura e ajuda no sustento da família”.

Naquela oportunidade, abraçada em 2020 por dona Dulce e outras mulheres da comunidade, o projeto foi muito bem aceito e, mesmo com a mudança momentânea de foco, houve grande engajamento e milhares de máscaras — mais de 3.000 — foram confeccionadas pelas costureiras voluntárias. Às sextas, sábados e domingos, elas trocavam as máscaras produzidas por alimentos em comércios locais. Os itens arrecadados eram doados às famílias com necessidades financeiras.

SOBRE O SICREDI

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Saiba mais sobre as ações do Sicredi em relação ao desenvolvimento sustentável em sicredi.com.br/site/sobre-nos/sustentabilidade.

 

SOBRE A SICREDI DEXIS

A Sicredi Dexis é uma cooperativa com 38 anos de história, completados em setembro de 2023, e é a maior cooperativa do sistema Sicredi. Atualmente, a instituição financeira possui 113 agências espalhadas por 110 municípios atendidos na sua área de atuação: o norte e noroeste do Paraná, e as regiões centro e centro leste paulista, no interior de São Paulo. Atualmente, a Sicredi Dexis, maior cooperativa dentro do sistema Sicredi, conta com 1.400 colaboradores e 345 mil associados — entre titulares, co-titulares e poupadores — que, como são sócios, têm participação nas decisões e resultados.

Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis Centro Paulista e Centro Leste Paulista

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.