Newsletter
Notícias

Projeto Muros com Arte chega em São Caetano com o apoio da COOP

15/10/2021

Com a finalidade de promover grafite de alunos de escolas públicas inspirado em alimentação saudável, o projeto Muros com Arte chegou à cidade de São Caetano do Sul e conta com o apoio da plataforma de sustentabilidade da Coop e o patrocínio da lei de incentivo fiscal.

O Muros com Arte é um projeto promovido pela Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Diretoria de Ensino Região São Bernardo do Campo e a Secretaria de Estado da Cultura (Programa de Ação Cultural), que envolve algumas etapas educacionais até chegar ao grafite dos muros das escolas vencedoras

O projeto teve início no mês de agosto, primeiro com oficinas educativas envolvendo professores de escolas públicas da cidade para conhecerem o tema em profundidade e estimular a produção dos desenhos. Na segunda etapa, os trabalhos dos alunos passaram por uma comissão julgadora e pelo voto popular. Os três desenhos vencedores foram transformados em grafite nos muros das escolas ganhadoras.

Foram mais de 560 alunos do Ensino Fundamental II envolvidos, 57 trabalhos inscritos e 8 finalistas, selecionados pela comissão organizadora do projeto sob os critérios de criatividade, originalidade, pertinência ao tema e desenvolvimento pedagógico. Os vencedores foram as escolas E.E. Professora Maria da Conceição Moura Branco (aluna: Flávia Alessandra da Silva), E.E. Professora Joana Motta (aluna: Júlia de Almeida Moreira) e E.E. Professora Yolanda Ascêncio (aluno: Alecto Guilherme Pereira Rogério), que tiveram suas obras de arte grafitadas nos muros das próprias instituições, pelos alunos, com a monitoria do artista visual, Alexandre Truff.

Sobre a escolha do tema Alimentação saudável para ser o mote do projeto nesta edição, o coordenador do Muros com Arte na Horizonte, Allan de Amorim, comenta sobre os valores socioeducativos que estão envolvidos: “Uma dieta saudável inclui muita fruta, verdura, legumes, grãos integrais e restringe alimentos industrializados ricos em sal, açúcares e gorduras. No entanto, a alimentação saudável vai muito além da preocupação com o seu valor nutricional, ela envolve valores sociais, afetivos e sensoriais, que vão da escolha dos alimentos, suas preparações, as características do modo de comer e do ambiente onde são consumidos, considerando as diferentes fases da vida e etapas do sistema alimentar” avalia. “Essa iniciativa conecta duas áreas da educação: ciências e artes, perpetuando os valores aprendidos em um grafite que será para todos, valorizando o trabalho artístico dos jovens alunos e seus professores”, comenta o coordenador da Horizonte.

Nesta edição, além de São Caetano do Sul, o Muros com Arte já percorreu as cidades paulistas de Sorocaba, São José dos Campos e Piracicaba.

Para Luciana Benteo, coordenadora das ações de responsabilidade da Coop, “em qualquer lugar que esteja, nossa marca transforma, mesmo porque é princípio cooperativista contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estamos instalados”.

Atualmente a Coop possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, mais de 900 mil cooperados ativos, 31 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 78 drogarias em operação. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

Assessoria de Imprensa