Newsletter
Notícias

Inovação: Unimed Cascavel realiza a 1ª Semana da Segurança da Informação

15/10/2021

Um link atraente e aparentemente inofensivo pode ser o início da sua queda em um golpe. Ao clicar, você entra no jogo de cibercriminosos interessados em dados, dinheiro e informações sigilosas. Além de um prejuízo pessoal, existe o risco de colocar uma organização inteira em perigo, caso você caia na cilada utilizando um equipamento da empresa onde trabalha.

Diante da ousadia cada vez mais frequente e cheia de artimanhas dos criminosos do mundo virtual, a Unimed Cascavel foi pioneira ao oferecer aos colaboradores um ciclo de palestras na 1ª Semana da Segurança da Informação, realizada entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de 2021.

A ação contou com um teste para avaliar o nível de maturidade dos colaboradores. Um falso e-mail simulando uma promoção foi enviado, mas o suposto sorteio não passava de uma mentira (phishing). A colaboradora Ana Carla Almeida reconheceu que a curiosidade a fez clicar no falso link. “Às vezes o golpe está na nossa cara e a gente não vê. Aprendi. Além do teste, as palestras da Semana da Segurança da Informação mostraram o quanto esse risco está perto de nós”, disse a auditora de terapias da Unimed Cascavel.

Palestrantes de renome

A primeira palestra foi na conduzida por Luister Bonzanini e Julio Della Flora, que abordaram a cyber segurança e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro de 2020. Bonzanini é diretor da LB2 Consultoria e especialista em ambientes de alta disponibilidade. Atualmente, implementa estratégias automatizadas de backup e restore para tornar mais seguros tanto ambientes médios quanto pequenos. Já Della Flora é especializado em redes de computadores e segurança de dados, além de mestre em Ciência da Informação.

No segundo dia do evento, a palestra foi ministrada por Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia, que deu dicas importantes sobre o uso seguro da internet. Delegado da Polícia Federal, atualmente Flúvio está na superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, onde exerce as funções de chefe do Núcleo de Disciplina e corregedor regional substituto. Desde 2002 ele atua de forma especializada na investigação de crimes de alta tecnologia praticados pela rede mundial de computadores.

O terceiro palestrante foi André Rizzo, que abordou o tema “Zero Trust Security: Uma nova postura para um mundo cada vez mais ameaçado”. Engenheiro de sistemas e com experiência em indústria de redes de computadores, Rizzo é especializado em segurança, soluções de localização e experiência do usuário.

No dia 30 de setembro, Fernando Hallberg trouxe informações sobre os golpes virtuais, questionando se cada um dos participantes está de fato protegido. Hallberg é graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e idealizador da Intelitrac, ferramenta inteligente de rastreamento de alvos pelas forças de segurança pública (PRF e PF).

O ciclo foi encerrado com o tema “Privacidade e segurança na era digital. Quais são as mudanças?” O conteúdo foi conduzido por Odilon Oliveira, gestor de proteção de dados da Unimed do Brasil. Oliveira atuou 17 anos como administrador de banco de dados, advogado e especialista em direito digital e proteção de dados. “Este é um evento realizado pela Unimed Cascavel é de total relevância, pois demonstra o sentimento da Cooperativa em relação ao tema. Temos uma agência reguladora que fala muito em ‘evidências’ de ‘conformidade de adequação’. Então, quando a Unimed Cascavel cria uma pauta regular para trazer esse tema À tona, é uma evidência de comprometimento. Todos os dias temos notícias da natureza cada vez mais sofisticada e tentadora utilizada pelos golpistas. Então, é preciso conscientizar os colaboradores que não é a empresa só que é a vítima, mas o maior impacto cai sobre as pessoas, especialmente os clientes.”.

Consciência

A Unimed Cascavel considera a conscientização a principal ferramenta contra os golpes virtuais, como destaca o coordenador da área de Tecnologia da Informação da Singular: “Nós buscamos promover a conscientização dos colaboradores sobre a importância da segurança da informação no ambiente de trabalho, estimulando a cultura e as boas práticas no uso da tecnologia”, explica Polny Bruschi,

Pioneirismo

“A Semana da Segurança da Informação foi um evento que envolveu boa parte dos colaboradores com palestras e outras dinâmicas, salientando a responsabilidade de cada um de nós, buscando garantir a confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade na segurança da informação. Com este evento, o setor de T.I. da Unimed Cascavel levou conscientização a todos da cooperativa, no que tange prevenir riscos e manter as boas práticas quanto à segurança”, finaliza Fabiano Tykalowitz, superintendente de Operações da Cooperativa.

Brindes

A cada fim de palestra, os colaboradores participantes participaram de sorteios de brindes oferecidos pelas empresas parceiras do evento.

• Constel

• Solus

• Aruba/HP

• DBS Oracle

Segurança da informação. Esse é o plano.

Unimed