Newsletter
Notícias

Unijuí dá início à 11ª turma da Especialização em Gestão de Cooperativas

14/10/2021

Nesta sexta-feira, dia 8, a Unijuí – campus Santa Rosa realizou a aula inaugural da 11ª turma do curso de Especialização em Gestão de Cooperativas. Em mais uma edição, a Universidade conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS), para que os estudantes recebam bolsas de 70% no valor da mensalidade. No dia 6 de novembro, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Vergilio Perius, ministrará uma palestra na aula inaugural, em Santa Rosa.

Para usufruir do benefício do convênio é necessário que o candidato seja colaborador, associado, conselheiro ou dirigente eleito de Cooperativas. Nesta edição, os estudantes estão diretamente ligados a nove diferentes Cooperativas. O objetivo é atualizar e qualificar  estes profissionais, com ênfase em temas que envolvem gestão, liderança e tecnologia. 

Leonardo Ferro Buzanello é formado em Administração e atua profissionalmente na Sicredi, como assistente de negócios Pessoa Física. Enquanto estudante da especialização, ele acredita que a diversidade de profissionais ligados às Cooperativas trará excelentes trocas de experiências. “Escolhi esta pós-graduação por acreditar no cooperativismo, na força que ele tem para transformar as pessoas, buscando melhorar a qualidade de vida delas e da sociedade. O curso certamente irá me proporcionar um maior conhecimento sobre o cooperativismo e aumentar minha rede de relacionamentos, com colegas, professores e Universidade” destaca Leonardo.

Na abertura oficial também estiveram presentes, representando a Coopermil, a psicóloga Camila Dias e representando a Cotrirosa, a assessora de comunicação, educação e marketing, Zélia Savoldi.

A Cotrirosa é a Cooperativa com maior número de inscritos, Zélia, que também é egressa do curso, ressalta a importância da formação para fortalecer lideranças, negócios e ações sociais. “A especialização permite ao estudante desenvolver uma visão ampla de todo o processo de gestão e possibilita a participação na formulação de estratégias, além de desenvolver habilidades e competências para profissionais que atuam nas Cooperativas, e para associados e filhos de associados que participam do curso”, comenta Zélia.

O coordenador da pós-graduação, professor Pedro Luís Büttenbender, destaca o grande envolvimento da Unijuí com diversas questões ligadas ao cooperativismo. “A Especialização em Gestão de Cooperativas é apenas a materialização de uma das muitas competências que a Universidade tem dirigido ao cooperativismo, que também envolve a oferta do curso superior em Gestão de Cooperativas e o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional”, comenta Büttenbender.

Ao longo da história, a especialização já formou mais de 400 estudantes. Neste período, tem se consolidado como referência em inovação pedagógica, de conteúdos e no corpo docente. É atualizada e qualificada a cada nova edição, para que os estudantes recebam uma formação sólida, baseada em processos tradicionais consolidados e tecnologias emergentes.

Unijuí