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Agências da Sicredi União PR/SP oferecem atendimento em Libras

14/10/2021

Com o objetivo de facilitar o acesso à informação e promover inclusão, a Sicredi União PR/SP está implantando atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O projeto ‘Conexões’ está funcionando nas agências de Maringá e, gradativamente, alcançará todas as cidades da área de atuação da cooperativa, que conta com 111 agências em mais de 80 municípios do Paraná e São Paulo.

Os associados surdos têm à disposição um profissional fluente em Libras que atua como intérprete, tanto no atendimento na agência quanto a distância, como explica o Assistente de Relacionamento da Sicredi União PR/SP, Bruno Adriano de Oliveira Lins, que é professor e tradutor intérprete de Libras.

“A proposta da Sicredi União PR/SP é promover inclusão financeira. A falta de informações e acessibilidade que esse público enfrenta é grande, e geralmente os surdos ficam dependentes de um familiar ou amigo para ajudá-los. Agora eles podem ter independência nas escolhas e decisões. As agências de Maringá estão adesivadas, indicando o local para atendimento em Libras, e quando o associado ou alguém que busca informações chega à agência, é conectado por uma videochamada. Fazemos o atendimento direto na língua e toda a intermediação junto à agência”, detalha.

Os associados surdos também podem ser atendidos em Libras via WhatsApp. “É possível acessar o WhatsApp da cooperativa, escolher a opção Libras e realizar o atendimento via videochamada”, destaca Lins.

O assistente de Serviços Compartilhados da Sicredi União PR/SP, Luiz Henrique Zani Gongora, que é surdo, trabalha na cooperativa há 14 anos. Para ele, a iniciativa promove igualdade e valorização das pessoas surdas. “Comecei a trabalhar na Sicredi por influência da minha mãe, que no início me ajudou a entender sobre a área financeira. Sempre perguntava se conseguiria me dar bem trabalhando nesse setor. Há alguns anos, a Sicredi começou a implantar Libras nas palestras e eventos, e isso foi abrindo barreiras. Hoje saber que o associado surdo pode criar a própria conta, ter acessibilidade e entender tudo isso é maravilhoso. O acesso em Libras é importante, porque com a tradução é possível me ver como igual, entender meu pensamento e o que estou falando”, reforça Gongora.

Libras é uma língua de modalidade gestual-visual reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos surdos desde 2002, pela Lei nº 10.436. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a comunidade surda tem população de aproximadamente 10 milhões de pessoas.

O objetivo é que, futuramente, a Sicredi União PR/SP implante também atendimento em outros idiomas para atender os imigrantes que vivem nas cidades da área de abrangência da cooperativa.

Assessoria de Imprensa