Newsletter
Notícias

Sistema OCB/ES e cooperativas capixabas participam de campanha para arrecadação de alimentos da Prefeitura de Vitória

07/04/2021

Orientados pelo sétimo princípio do cooperativismo, o “Interesse pela Comunidade”, o Sistema OCB/ES e cooperativas capixabas contribuíram com uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis destinados para doação a famílias carentes do município de Vitória.  A ação, intitulada “Vitória da Solidariedade”, é organizada pela Prefeitura de Vitória e coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que convidou o Sistema OCB/ES e as cooperativas para participarem da iniciativa solidária.

Ao todo, nove cooperativas do Espírito Santo contribuíram com a doação de alimentos variados, como leite, outros itens não perecíveis e frutas. O Sistema OCB/ES contribuiu, no total, com a doação de 15 cestas básicas. O superintendente do Sistema OCB/ES explica que esse gesto solidário coletivo já faz parte da rotina e da história das cooperativas, porque o compromisso social com as comunidades onde elas estão inseridas é algo que integra o modelo de negócio cooperativista.

“O cooperativismo impacta a sociedade de diversas maneiras, do econômico ao social. Por meio da arrecadação conjunta de alimentos, buscamos promover um impacto social direto sobre famílias necessitadas que moram em Vitória. Para além disso, cuidar das pessoas é a premissa do cooperativismo – um propósito, especialmente em um contexto como o atual, que clama por atitudes solidárias”, destacou.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, as doações serão entregues às famílias mais impactadas pela pandemia no município e às instituições com registro nos Conselhos de Assistência Social (Comasv) e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav).

"Gratidão por essas doações e outras que ainda chegarão. Famílias que precisam muito terão o que comer, terão dignidade. Temos que ter cada dia mais empatia pelo próximo, principalmente neste momento delicado que estamos vivendo", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, sobre a campanha.

Confira as cooperativas que participaram da campanha:

- Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC);

- Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrana do Espírito Santo (CAF Serrana);

- Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac);

- Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi);

- Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram);

- Cooperativa dos Prestadores de Serviços em Transporte de Cargas e Passageiros do Espírito Santo (Coopprest-ES);

- Cooperativa de Laticínios Selita (Selita);

- Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos no Estado do Espírito Santo (Sicoob Servidores);

- Cooperativa de Trabalho Médico (Unimed Vitória);

Segundo o assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte, o convite à solidariedade foi aceito de prontidão pelas cooperativas participantes, mostrando o compromisso com a responsabilidade social e com o bem-estar coletivo.

“Nossas cooperativas não mediram esforços para fazer parte desse momento. Desde o primeiro contato, não mediram esforços para fazer parte dessa ação. O que vimos, e que nos enche de orgulho, foi a máxima dedicação e emprenho incondicional para diminuir os impactos que esse período tão difícil tem provocado na vida dessas famílias. Os nossos valores e princípios humanos mais uma vez foram colocados em prática”, disse.

População de Vitória também poderá contribuir

Ao longo desta semana, a população de Vitória também poderá participar da campanha com doação de alimentos e produtos de higiene em consonância com as atividades de vacinação que ocorrem no município. As doações podem ser entregues tanto nos pontos de vacinação quanto no estacionamento da Prefeitura de Vitória, entre as 8h e 17h. A informação foi dada pela secretária de Assistência Social da Prefeitura de Vitória, Cyntia Schulz, durante entrevista cedida ao programa Bom Dia ES, da TV Gazeta.

“Iniciamos a semana com um espírito de solidariedade. Teremos um posto para a coleta de alimentos não perecíveis e itens de higiene no estacionamento da Prefeitura de Vitória. Nesse momento, muitas pessoas não têm a possibilidade de trabalhar e se locomover pela cidade, o que tem agravado muito a situação alimentar dessas famílias. Então, realizamos essa ação no intuito de ajudar os mais necessitados”, afirmou.

A secretária também fortalece a necessidade de os doadores seguirem todos os protocolos de segurança relacionados à Covid-19 no momento da entrega dos itens, e que o ponto de recolhimento na Prefeitura de Vitória é uma alternativa para aqueles que não frequentarão os postos de vacinação.

Clique aqui e confira a matéria realizada pela TV Gazeta sobre o tema.

Sistema OCB/ES - Síntia Ott