Newsletter
Notícias

ACI cria Grupo de Trabalho para dar voz a cooperativas em reunião da cúpula do G20

06/04/2021

Reconhecendo o impacto global esmagador da pandemia, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) criou o Grupo de Trabalho (GT) do G20 da ACI para trazer a voz das cooperativas para as discussões da Cúpula do G20, que ocorrerão em outubro de 2021 em Roma, Itália. Isso se baseará na participação, defesa e recomendações anteriores submetidas aos líderes do G20, formado por ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo e da União Europeia. O Brasil possui representação no comitê e deve receber a reunião em 2023.

Os representantes cooperativistas discutirão recomendações de políticas que serão transmitidas aos líderes do G20 para consideração, adoção e implementação. O GT G20 da ACI está unindo forças com os membros da Aliança Cooperativa Italiana para contribuir com essas discussões, particularmente envolvendo as forças-tarefa de Negócios 20 (B20) e Sociedade Civil 20 (C20).

“O grupo de trabalho do G20 da ACI ajudará a criar um impacto mais significativo e amplificar a voz das cooperativas para influenciar e ser incluída nas recomendações apresentadas aos chefes de estado e de governo na Cúpula do G20”, explica Bruno Roelants, diretor Geral da ACI, que complementa: “Membros de 13 países do G20 estão atualmente representados no grupo, esperamos receber mais participantes dos demais países”.

O GT da ACI foi estabelecido sob a liderança de um presidente coordenador e dois vice-presidentes. Na primeira reunião, realizada em 23 de março, os membros nomearam Howard Brodsky, co-Fundador, presidente da CCA Global Partners, Estados Unidos, como presidente do Grupo de Trabalho G20 da ACI.

“O papel das cooperativas não poderia ser mais crítico do que agora, pois o mundo está passando por uma pandemia. As cooperativas são muito importantes e significativas para as pessoas em todo o mundo, mas muito pouco se sabe sobre elas e o que fazem. Portanto, ter uma participação nos compromissos do G20 é um momento muito oportuno para compartilharmos o que as cooperativas fazem e como elas resolvem alguns dos desafios globais que têm aumentado e como elas contribuem para a igualdade e a voz democrática para todos ”, diz Brodsky.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Ocemg com informações do portal da ACI