Newsletter
Artigos

Sugestões para a alavancagem profissional/pessoal em 2024

Ao buscar agrupar as solicitações que recebo ao término das palestras e treinamentos que tenho realizado, percebo que muitas são similares tanto para questões profissionais quanto para questões sobre a gestão empresarial. Assim, nesse mês que comemoro mais um aniversário, quero apresentar uma reflexão tanto para o espaço empresarial como para os desafios dos profissionais. Vejamos a seguir:

 

1) Conheça a ti mesmo

Desde que esta célebre frase, atribuída ao filósofo grego Sócrates, foi dita; muito ainda dela necessitamos aplicar. E na gestão de empresas não é diferente. O empresário, o executivo, aquele que toma decisão, precisa saber muito bem sobre a sua real situação antes de aplicar qualquer estratégia para seu negócio.

O Autoconhecimento é necessidade de todo ser humano. Acredito que o principal dever do homem na terra e se desenvolver e evoluir. E isto se faz principalmente pelo conhecimento.

A maioria das escolas e cursos regulares que estão por aí, enfatizam conhecimentos técnicos, das coisas, do mundo, de assuntos. Entretanto cada vez mais, a busca do ser humano por si mesmo vem propiciando materiais e recursos que facilitam neste sentido.

Todas as grandes religiões do mundo tocam neste princípio. É a base de tudo. Um indivíduo poderá se desenvolver, despontar em uma área de conhecimento, ter destaque em várias áreas de sua vida. Mas se não buscar e praticar o conhecimento de si mesmo, sempre vai parecer que falta alguma coisa.

Viver assim é muito perigoso e leva a consequências muitas vezes só percebidas ao final de um caminho, às vezes, de toda uma existência. É nisto que devemos pensar e refletir quando partimos para iniciar qualquer projeto.

 

2) Planeje

No mundo competitivo atual, planejar ainda é o meio mais seguro de direcionar estratégias e ações minimizando possíveis desperdícios. O Planejamento consiste em decidir antecipadamente o que será feito seguindo uma linha de ação pré-estabelecida. Determinar quais recursos serão utilizados e seu cronograma fazem parte desta ação; mas dentro disso, Tenha claro os seus objetivos.

Já ouvi muito a expressão popular de que: “para o barco que não sabe onde quer chegar, nenhum vento serve...” Esta máxima tem muita aplicação nos negócios e nas carreiras profissionais. Ainda hoje, muitas empresas e pessoas estão à deriva das variações sem determinar o que querem alcançar. Os objetivos fazem parte do planejamento, mas sempre é prudente enfatizá-los, pois os resultados dependem em grande parte da sua definição prévia.

Muitos profissionais não sabem nem o que querem e depois reclamam de tudo e de todos. Definir o que se quer ajuda e muito o indivíduo a alcançar suas metas e objetivos.

 

3) Busque sempre a Motivação

Muito tem se falado no tema nos últimos tempos. Parece que quanto mais competitivo se torna o mercado, o indivíduo e assim as equipes que formam as empresas tem que se esforçar em busca de resultados. Acredito que a motivação é uma forte aliada a nossa vontade e com ela podemos facilitar as coisas. Em empresas aplico este princípio junto aos meus temas despertando cada pessoa para seu enorme potencial que muitas vezes está guardado.

Motivos para ação todos nós temos. O que acontece é que muita gente não acredita em seus motivos, em si mesmo, na vida; e assim, a ação vai ficando cada vez mais difícil de acontecer.

A gente precisa sim, de forma quase que constante no mundo atual se estimular e estimular as pessoas que estão conosco. Mas, acredito que o máximo que podemos e conseguimos fazer é dar motivos, estímulos e ideias para que o outro se motive.

A insatisfação pessoal de alguns denota da busca de objetivos fora da realidade, passos maiores que a perna. Querer mais do que se pode alcançar em um curto período de tempo. Uma conversa que tive com um aluno universitário exemplifica bem isso. O aluno se queixava sobre o emprego, ele demonstrava grande insatisfação com o chefe, os colegas, com a empresa.

Pensar em se ter algo que fugia de sua possibilidade imediata, fazia-o se desestimular de ter um objetivo na prática de seu dia a dia de trabalho. Pensar nas etapas para se buscar o próprio sonho é mais do que um sinal de respeitar as pernas. É acima de tudo um sinal de inteligência.

Espero que estas sugestões possam ajudar a gestão e os profissionais em suas caminhadas neste 2024. Sucesso....

Prof. Rogério Stival Morgado

professor universitário com doutorado pela Escola Politécnica da USP, mestrado em Comunicação também pela USP, especializações em Administração e Marketing no Brasil e exterior

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.