Esta é uma edição muito especial de nossa revista EasyCoop. Investimos em boas reportagens, a começar por um tema que nos é muito caro: as cooperativas de trabalho. Elas foram praticamente ignoradas na tramitação da reforma trabalhista. O cooperativismo de trabalho passa por um momento difícil e precisa modernizar sua gestão para conseguir sobreviver.
Ouvimos especialistas no assunto, incluindo o desembargador Sergio Pinto Martins, do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. E, em ampla entrevista, o advogado Waldyr Colloca comenta a concorrência predatória no setor, mas diz que o cooperativismo de trabalho tem importância vital para a economia do século 21.
Há muito mais para você ler nesta edição, com destaque para “Atitudes simples movem o mundo”, que foi o tema escolhido neste ano para o Dia do Cooperar, comemorado no Brasil no primeiro sábado de julho, junto com o Dia Internacional do Cooperativismo. O Dia do Cooperar nasceu em Minas Gerais e recebeu até um elogio do papa Francisco.
É imperdível o excelente apanhado de um artigo de Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia em 2001. Ele afirma que o cooperativismo é o melhor caminho para a economia mundial.
E preparamos 4 reportagens para você sentir a força do cooperativismo e empreendedorismo:
- sobre a CooperBreja, primeira Cooperativa Cervejeira do Brasil aberta recentemente em Ribeirão Preto. Vai atender tanto consumidores de cervejas artesanais como abastecer com máquinas e insumos a comunidade de cervejeiros caseiros;
- sobre a iniciativa educacional do município de Diadema, na Grande São Paulo, que estimula o cooperativismo e o empreendedorismo dentro das escolas;
- sobre o umbuzeiro, imortalizado por Euclides da Cunha como a árvore sagrada do sertão” por armanezar água em suas raízes e produzir um fruto doce e saboroso. Na Bahia, pelo menos duas cooperativas se dedicam à industrialização do umbu;
- e sobre as mães empreendedoras de Sumaré-SP, que formaram um grupo no bairro em que residem para oferecer produtos e serviços, com um diferencial: compartilham clientes e não fazem concorrência umas às outras.
Temos ainda três páginas de Coopernotas e um artigo sobre transparência na gestão de cooperativas, escrito por Mário Lanznaster, presidente da Aurora.
Beijos e até a próxima edição!
Sandra Campos
Editora-chefe