Newsletter
Notícias

Intercooperação capacita integrados e promove o desenvolvimento local

12/04/2017

A Cooperativa Agroindustrial União (Coagru) inovou ao construir uma Escola Avícola, que investe na formação de novos profissionais na avicultura. O objetivo do projeto é capacitar e qualificar pessoas envolvidas com a criação de frango na região de Ubiratã (PR). Para viabilizar o projeto, a Cooperativa Coagru investiu R$ 1,5 milhão. Os recursos foram liberados pela Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. “O projeto foi viabilizado por meio da intercooperação entre as cooperativas de produção e crédito e favorece o desenvolvimento local de forma direta”, avalia o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso.


Os cursos são oferecidos gratuitamente e os interessados passam por uma triagem. São escolhidas pessoas que moram na área de atuação da Coagru. Os alunos acompanham a rotina do trabalho no aviário, o que reflete diretamente na melhor qualidade do produto final e também maior ganho aos produtores. “Muitos produtores não tinham experiência com aviários. Com a escola melhoram o desempenho e a média de produção, também, reflexo imediato do projeto”, diz o vice-presidente da Coagru, Cavaline Carvalho. A formação alia teoria à prática e acontece em quatro módulos de treinamentos: funcionários de aviários, novos produtores, reciclagem de integrados e produtores integrados.


“O projeto traz todos os detalhes, que o novo integrado precisa para iniciar a atividade, com maior segurança”, diz o gerente do departamento avícola da Coagru, Alex Macorim. A Escola Avícola Coagru, inaugurada em 2016, capacitou 35 pessoas no ano passado. Todos os participantes da primeira etapa do programa estão colocados no mercado de trabalho.

Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.