Notícias
Unimed Noroeste/RS orienta alunos de ensino fundamental para separação correta de resíduos
24/08/2015

A consciência ambiental precisa começar cedo. Uma simples atitude dentro de casa, de colocar o lixo no lugar certo, pode contribuir para o planeta como um todo. A importância de adotar atitudes sustentáveis foi abordada nesta quarta-feira, 19, no Hospital Unimed Noroeste/RS, durante visita de alunos dos 6º, 7º e 8º anos da Escola Estadual Otávio Caruso Brochado da Rocha. A palestra foi ministrada pelas colaboradoras Rosane Kinalski e Dulcinara Maboni, coordenadoras do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Cooperativa.
A separação correta dos resíduos é uma atitude de respeito à natureza. Neste sentido, Rosane orientou sobre a segregação, especialmente de resíduos domésticos, e a coleta seletiva no município. Explicou a utilização de composteiras, que transformam materiais orgânicos em adubo para a produção de hortaliças e flores. “A iniciativa de trabalhar conteúdos específicos na escola está fazendo com que haja um despertar mais cedo para o assunto”, aponta Rosane.
Exemplos, como o da Unimed Noroeste/RS, tornam-se relevantes para que crianças e jovens entendam o conceito e que é possível ter atitudes sustentáveis. Assim, a enfermeira Dulcinara abordou a experiência da cooperativa sobre a separação de resíduos e a importância da criação dessa consciência ambiental entre os colaboradores. Os alunos puderam conhecer as composteiras e as hortas, um dos resultados da separação correta de resíduos.
Os alunos fazem parte de um projeto social, com cunho ambiental, desenvolvido pela Escola no turno inverso ao das aulas. Foram acompanhados pela professora Anelise Gehrcke Adam e pelo estagiário das áreas de Filosofia e História, Fabiano Pereira dos Santos.
Unimed Noroeste/RS