Newsletter
Notícias

Novo Hospital Unimed Chapecó: tecnologia, humanização e sustentabilidade

22/08/2019

Quando se pensa em um novo investimento na área da saúde o que logo vem à sua mente? Inicialmente, associa-se a modernidade e serviços de alta qualidade. O novo Hospital Unimed Chapecó vai além. Com uma estrutura de alta tecnologia, o empreendimento foi todo pensado para oportunizar diferentes experiências a seus clientes, familiares e comunidade.

Com ambiente amplo, arrojado e moderno, o projeto busca transmitir a ideia de não estar dentro de um hospital. Para isso, aliou plotagens que simulam paisagens naturais em alguns dos setores, a fim de evitar a “frieza” de um ambiente hospitalar. “Queremos que o paciente e seu familiar se sintam acolhidos, em um ambiente humanizado”, afirma o presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti.

Outro diferencial é o fluxo de atendimento das pessoas no novo hospital. Com esperas primárias e secundárias, o objetivo é reduzir a movimentação em determinados setores, redistribuindo as pessoas pelo complexo. Ou seja, promover um fluxo contínuo em toda a nova estrutura, para que o paciente siga sempre em frente, até que se conclua o seu processo de atendimento. Além disso, com o intuito de facilitar a localização das pessoas dentro do hospital, foram utilizadas cores padronizadas que identificam os diferentes setores.

Mais um diferencial deste empreendimento, é a tecnologia presente no piso que reveste o chão de toda a estrutura. Importado da Alemanha, o material é uma referência no setor hospitalar. Sua composição possui uma nanotecnologia que conta com uma série de substâncias, especialmente, íons de prata, que funcionam como um bactericida, agindo na prevenção de infecções. O piso apresenta ainda uma facilidade na manutenção com adesivos que, por meio de auto adesão, permitem sua reconstituição nos casos de danos.

ESTRUTURA

O projeto do novo Hospital Unimed Chapecó está de acordo com toda a legislação exigida pela Vigilância Sanitária e Anvisa. Com isso, conta com acessibilidade plena, com sanitários, móveis e espaços adaptados para pessoas com deficiência.

A estrutura estará assim dividida: o piso inferior abrigará o novo Pronto Atendimento (nível da Rua Barão do Rio Branco), o térreo (nível da Avenida Porto Alegre) e os dois primeiros andares abrigarão os setores de Diagnóstico por imagem. O terceiro e quarto andares serão setores de internação, e o último estará voltado ao setor de Oncologia e Fisioterapia. Destaque para o pronto atendimento que passará a operar de uma área de 350 m² para 1380m². Nos setores de internação, 55 novos leitos estarão disponíveis, sendo 36 de enfermaria e 19 apartamentos.

A estrutura para exames de imagem está dividida da seguinte forma: Primeiro pavimento - dois aparelhos de Ressonância Magnética (sendo uma ressonância três tesla e uma ressonâncias 1.5), um aparelho de Tomografia de 128 canais, duas salas de Raio X, Sala de recuperação pós-anestésica; Segundo pavimento - sete salas de ultrassonografia (clínica geral); Clínica da Mulher (quatro aparelhos de ultrassonografia, um aparelho de mamografia e densitometria óssea), Diagnóstico Obstétrico (dois aparelhos de ultrassonografia), Clínica Cardiológica (três salas de ultrassonografia, uma sala de teste ergométrico, uma sala de eletro, uma sala de mapa e Holter); Terceiro pavimento - quatro salas de endoscopia/colonoscopia/broncoscopia, 16 leitos de recuperação pós anestésica, sala de Litotripsia, sala de Urodinâmica, sala de Cistoscopia, Centro de Diagnóstico dos Distúrbios do Sono (2 leitos), sala de EEG, sala de Eletroneuromiografia, sala de função pulmonar, Ergoespirometria.

“É importante ressaltar que o usuário poderá fazer os exames necessários dentro da unidade hospitalar. São os exames e procedimentos já disponíveis pelo Hospital Unimed, só que aparelhos ainda mais modernos e com ainda mais qualidade”, destaca o engenheiro civil responsável pela obra, Antonio Schmidt, ao enfatizar que, em um contexto geral, especialmente ao que se refere ao parque de imagem, o novo Hospital Unimed Chapecó estará entre os melhores do sul do Brasil.

“Experiências, este é o foco de nossas equipes. Queremos que todas as experiências que os pacientes e seus familiares compartilham conosco sejam as melhores possíveis, dentro do contexto de cada caso. Para tanto, aliado a toda a tecnologia, está o jeito de cuidar das pessoas. Empatia, acolhimento, carinho e atenção são requisitos tão relevantes quanto segurança e capacitação técnica no cuidado com os nossos pacientes. A Unimed vem investindo forte numa metodologia para encantar os nossos pacientes, assim como a reconhecida metodologia usada pela Disney”, comenta o Diretor de Marketing e Relacionamento, Dr. Rovani J. R. Camargo.

SUSTENTABILIDADE: UMA VISÃO DE FUTURO

Crescer com segurança e garantia de futuro. Pensando dessa forma, aliada à tecnologia e à inovação, a sustentabilidade é um aspecto marcante no novo Hospital. Tudo foi planejado com o objetivo de oferecer atendimento de excelência e preservação do meio ambiente por meio de iniciativas que permitem o uso racional da água e energia.

A nova edificação conta com um sistema fechado para aquecimento de água, com a associação de sistemas a gás e por energia solar a ser instalada futuramente. “O aquecimento solar permite que a água seja destinada a um boiler que só acende se a temperatura estiver abaixo do estabelecido. A grande economia ocorre porque o sistema é um circuito fechado que permite a saída de água quente de forma imediata”, observa Antonio.

 Outra inovação está relacionada à climatização de ambiente, que terá controles independentes para cada espaço e sistema digital. Os cômodos com estrutura em gesso contam com mantas de pet para controle da temperatura e melhoria acústica no ambiente. Além disso, a composição dos pisos permite economia de água e produtos de limpeza.

As válvulas de descarga das toaletes terão módulo econômico e haverá torneiras automáticas com controle de vazão em locais de maior circulação das pessoas. Os vidros possuem um tom de cor que refletem um percentual da incidência dos raios solares. A tendência de minimizar o uso de iluminação artificial é devido ao projeto comtemplar uma iluminação natural nos ambientes de uso prolongado.  A iluminação em led é outro diferencial na redução do gasto energético. 

Também inovador, o sistema pneumático prevê o abastecimento das farmácias satélites. A iniciativa consiste no transporte a vácuo de cápsulas através de um sistema de tubulações com supervisão e gerenciamento de um software, permitindo que os medicamentos sejam enviados pela farmácia e cheguem aos postos de atendimento ao paciente de forma rápida e eficaz.  Além de agilizar e otimizar o serviço, haverá melhor controle dos estoques, menor uso do elevador e, consequentemente, economia de energia e otimização das atividades dos profissionais pela redução do tempo despendido com deslocamentos entre os setores.

“É um projeto com uma concepção de arquitetura e engenharia voltada para proporcionarmos conforto e segurança ao paciente, com menor custo operacional, menor custo e consumo de energia, primando pela excelência e qualidade na Unimed, inteiramente voltado ao paciente”, finaliza Antonio. 

Assessoria de Imprensa