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Guarucoop, a cooperativa que dá as boas-vindas aos turistas

14/03/2017

Diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. A popular frase se torna ainda mais contundente quando aplicada ao principal aeroporto do país e à cooperativa que tem como missão transportar para seus destinos os turistas que visitam a capital paulista e outras grandes cidades e polos econômicos do Estado de São Paulo ou mesmo de outros Estados.

A Cooperativa Mista de Trabalho dos Motoristas Autônomos de Táxis do Município de Guarulhos (Guarucoop), reconhecida nacionalmente e internacionalmente, foi fundada em 1985, mesmo ano da inauguração do Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde presta serviços especiais de táxi por meio de seus 785 cooperados. Seu alto padrão de qualidade no atendimento se destaca neste segmento, que se tornou mais competitivo com o advento de concorrentes como o Uber.

“Zelar pela qualidade do atendimento dos passageiros que desembarcam no Aeroporto de Guarulhos é uma preocupação de sempre e constante da nossa cooperativa. Para isso, todos os nossos colaboradores passam frequentemente por treinos e cursos de aperfeiçoamento. Sabemos que temos que nos aprimorar cada vez mais para poder atender às expectativas de um público também cada vez mais exigente”, afirma Edmilson Sarlo Americano, presidente da Guarucoop.

Em seu site, com versões em inglês e espanhol, feito sob medida para atender aos turistas e visitantes que desembarcam em Guarulhos, a Guarucoop diz que sua missão é atender e satisfazer integralmente aos anseios e necessidades dos usuários e, na outra ponta, proporcionar satisfação, realização pessoal e profissional a seus cooperados. Estes recebem treinamento diferenciado, aplicado por importantes e reconhecidos palestrantes do Brasil, como José Luis Tejon e Alexandre Slivinik, além de oficinas com o cotidiano da sua rotina de trabalho. Foi o que ocorreu com treinamento de três dias oferecido a 133 novos taxistas no Resort Hotel Bourbon Atibaia, com a participação das esposas. “A mulher tem influência no dia a dia do marido, inclusive na forma como ele se veste para o trabalho. A participação da esposa é essencial”, enfatiza Americano. Além disso, há mais de 15 anos, eles têm curso contínuo de inglês in company.

A cooperativa mostra sua organização e carinho com os usuários nos quatro balcões de atendimento localizados nas saídas dos terminais I, terminal II (oeste e leste) e no terminal III, no piso inferior, no setor de desembarque do aeroporto. Os clientes são atendidos por recepcionistas bilíngues. O mesmo padrão acompanha os motoristas e os carros novos ou seminovos. Já no balcão, o cliente saberá quanto irá pagar pela corrida. Os preços são tabelados pela prefeitura local, estendendo a área de atendimento, por meio de parcerias, à Grande São Paulo, interior e outros estados brasileiros. Também oferece atendimento com hora marcada e planos especiais para empresas.

Em relação à crescente concorrência no setor de transporte de táxi, com o surgimento do Uber e outros, a Guarucoop mostra serenidade, mas uma dose de indignação também: “Infelizmente, o poder público não faz cumprir a legislação, inclusive parte do Judiciário tem tratado o assunto equivocadamente, principalmente quanto à Lei de Mobilidade Urbana e ao próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, observa Americano. E o presidente vai mais longe: “Se querem que esse serviço exista, o correto então seria regulamentá-lo com regras claras e transparentes que garantam a proteção ao usuário, evitando o alto número de reclamações e denúncias, inclusive de sequestro, e sendo um dos mais reclamados no site do Reclame Aqui. O veículo tem que ser autorizado e, principalmente, fiscalizado pelo Poder Público. Esse é o caminho para a segurança dos passageiros e para cessar essa concorrência desleal, onde só há regras e fiscalizações para o setor do de táxi.”

Quanto às expectativas para o futuro, a Guarucoop diz que, “diante da crise que o país enfrenta e a retração da economia em todos os setores, inegavelmente houve queda dos negócios realizados em todo o segmento. Para este ano de 2017 a previsão é de estabilidade, ou de uma ligeira retomada de crescimento, tentando retornar a patamares de anos anteriores, mas isso se a economia tiver uma melhora”.

Mesmo com a crise, a Guarucoop comemorou de forma inédita o último Natal. A iniciativa (veja texto na pág. 13) surpreendeu os clientes. A cooperativa afirma ter consciência do seu papel na sociedade. E a ação realizada no Natal está no bojo disso tudo. São várias as ações realizadas durante todo o ano.

Revista EasyCOOP

 

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