Olá, como vai?!
Gostaria de dividir com você o resultado do nosso Encontro Tributário com Vereador Paulo Frange. Debatemos a importância de conquistarmos o tratamento tributário adequado do ISS para as cooperativas de trabalho.
Esse é o segundo encontro que temos com o Vereador Frange, que está estudando a matéria, e ouvindo a base para saber o que as cooperativas estão buscando e qual a opinião de advogados e contadores que atuam com as cooperativas.
Convidamos o Sindicado dos Contabilistas para estar presente conosco, pois os contadores são fundamentais para o funcionamento das cooperativas e são eles quem esclarecem as dúvidas sobre tributação. Quem esteve representando o sindicato foi o Sr. Edmundo José dos Santos, que externou sua opinião sobre o que é extremamente importante para que as cooperativas tenham o tratamento tributário adequado, já que hoje vem pesando nos custos de todas as cooperativas, o que acaba afetando diretamente o preço final de serviços e mercadorias.
Também tivemos a presença da OAB/SP representada pela Comissão de Cooperativismo através de seu presidente Dr. Costantino Savatore e pelo Dr. Fábio Godoy, que é especialista em direito Tributário. O Dr. Fábio ajudou as cooperativas de táxi a conquistarem o tratamento tributário adequado do ISS e também deu orientações para as cooperativas de Cultura, que conquistaram a mesma coisa. O Dr. Fábio foi o responsável pela elaboração do material final entregue ao Vereador Paulo Frange e a todos os presentes em nosso encontro.
Tivemos nesse encontro, diversos advogados, sindicatos, cooperativas e associações, como foi a colaboração da AAPSA (Associação Paulista de Recursos Humanos), que através do Grupo de Empreendedorismo e Cooperativismo colaborou com estudos e levantamento de dados, que foi muito útil no debate.
O vereador Paulo Frange agora vai debater o assunto junto à prefeitura de São Paulo, para que nosso pleito possa ser levado ao Prefeito e à Secretaria de Finanças. Como o Frange é cooperado e conhece muito bem as dificuldades do cooperativismo e sua importância para a inclusão social, nossos ideais foram renovados através de uma injeção de estímulo e esperança na solução de um assunto que há tantos anos nos atormenta, que é a Bitributação do ISS. Frange debateu conosco arduamente o ato cooperado e ele saiu com uma pauta que deve gerar frutos positivos para o cooperativismo. Como o município de São Paulo é modelo em muitas ações, essa conquista poderá ecoar por todo o país.
Nosso encontro ainda contou com o prestígio da CECRESP, que enviou advogados e contadores para ajudar a debater o tema e ainda com a presença solidária do Ismael, presidente da Cooperativa de Táxi Vermelho e Branco, que relatou todo o caminho que eles percorreram até conquistarem seu objetivo.
O MNCR também enviou representantes de peso que apresentaram toda a dificuldade tributária que as cooperativas de trabalho no segmento de reciclagem tem enfrentando.
Confira todas as fotos do evento e se você tiver sugestões, por favor, nos envie para melhorarmos ainda mais a nossa pauta de reivindicações junto ao poder público.
Um grande beijo,
Sandra Campos
Presidente
FETRABRAS – Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados
Editora Chefe - Portal e Revista EasyCOOP
Telefone: 11-3256-6009 ou 11-5093-5400
Endereço da sede da FETRABRAS/SINTRACESP
Alameda dos Jurupis, 1005 - CJ 114 - Moema
e-mail: [email protected] |